Erika Hilton acusa Antonia Fontenelle de racismo, injúria racial e transfobia
Vlogueira fez ofensas e ameaçou a parlamentar em vídeo: “Preta, do cabelo duro, como todos os pretos são”.

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) moveu uma ação na Justiça contra a influenciadora Antonia Fontenelle por danos morais. A autora alega racismo, injúria racial e transfobia, solicitando uma indenização no valor de R$ 50 mil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os advogados de Hilton alegam que Fontenelle manchou a reputação, a autoestima e a imagem da deputada. Eles citam entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF) que consideram a homotransfobia como crime de racismo, sem prazo para prescrição ou anulação.
A ação judicial foi impulsionada por declarações ofensivas proferidas pela influenciadora em um vídeo divulgado nas redes sociais, nas quais a parlamentar é descrita como “preta, do cabelo duro, como todos os pretos são”. A solicitação de Erika Hilton também aponta para um caráter pedagógico da indenização, visando evitar a repetição de condutas ofensivas.
Leia também:

É feriado hoje? Consulte em que cidades o dia 8 de setembro é celebrado

A Anvisa determina o fim da venda e comercialização de 32 suplementos alimentares

Brasil registra um caso de paciente com sinais de intoxicação a cada duas horas
Antonia Fontenelle comentou em publicação pública o voto de Erika Hilton e de outros parlamentares do PT e do Psol contra a proposta de alteração na Lei de Execução Penal.
Aprovado no início do mês, o PL unifica em 80% o tempo mínimo de cumprimento de pena em regime fechado antes do direito à progressão de regime para o semiaberto em casos de crimes hediondos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na vídeo, publicada na semana passada, a influenciadora digital também afirma que a deputada e outros deveriam “parar de querer ser brancos e serem loiras porque vocês não são”. Além das ofensas, Fontenelle também ameaça e declara que, caso seja confrontada, “puxará a peruca e ficará careca”.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.