Empresários “se unem” para atender governo federal e Tarcísio

Brasília e São Paulo organizaram reuniões com empresários para discutir as tarifas de Trump no mesmo dia; os grupos receberam convites de ambos e buscar…

15/07/2025 16:35

1 min de leitura

Empresários “se unem” para atender governo federal e Tarcísio
(Imagem de reprodução da internet).

Os governos Lula e Tarcísio agendaram para a terça-feira (15) o mesmo dia de reuniões com o setor produtivo, buscando discutir as tarifas de Donald Trump e reunir associações setoriais e empresas para equilibrar agendas e participar de ambas as reuniões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cruzamento das listas de presença dos encontros revela que pelo menos três grupos foram convidados para ambos: a Abiec, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil e a Embraer, gigante da indústria aeroespacial.

Leia também:

Para assegurar participação nos dois eventos — que ocorreram em Brasília e São Paulo — as organizações enviaram diversos representantes. O presidente da Abiec, Roberto Perosa, teve uma reunião com o governo federal, enquanto Julio Ramos, diretor de Assuntos Estratégicos, esteve no Palácio dos Bandeirantes.

O presidente da Cecafé, Marcio Cândido, e o diretor-geral, Marcos Matos, se deslocaram para Brasília; Eduardo Heron, diretor-técnico, foi a São Paulo. A reunião de Tarcísio ocorreu às 9h30, enquanto o encontro de ministros com o setor agrícola foi agendado para as 14h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, representou a empresa no encontro do governo federal com a indústria, às 10h. O Palácio dos Bandeirantes não designou o representante da companhia na reunião em São Paulo, que ocorreu no mesmo período.

As reuniões realizadas em Brasília reuniram 37 executivos dos setores agro e industrial. A lista divulgada pelo governo de São Paulo aponta para a presença de pelo menos 17 representantes do setor privado.

Compreenda a política tarifária de Trump sobre o Brasil e seus efeitos na economia.

Fonte por: CNN Brasil

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.