Embaixada do Vaticano em Kiev sofre danos por ataques russos
A ocorrência se deu quando a Ucrânia obteve bilhões de dólares em assistência durante uma cúpula internacional em Roma.

A embaixada do Vaticano em Kiev sofreu danos leves em decorrência dos ataques russos à capital ucraniana na quinta-feira (10).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A embaixada, conforme comunicado oficial da missão diplomática do Vaticano, registrou danos no edifício principal.
O arcebispo Visvaldas Kulbokas, embaixador do Vaticano na Ucrânia, relatou, em declaração ao órgão oficial Vatican News, ter observado drones em torno do perímetro da embaixada e ouvido diversos explosos durante a noite.
Leia também:

A Petrobras possui agora uma composição de diretoria com predomínio de mulheres

Neymar adquiriu uma réplica do Batmóvel, com valor superior a R$ 8 milhões; confira

Tarcísio afirma não ter solicitado ao Supremo Tribunal Federal a autorização para Bolsonaro viajar aos Estados Unidos
Kulbokas afirmou que o ataque causou danos ao telhado da embaixada e ao seu estacionamento.
Kulbokas afirmou: “Reunimos aproximadamente dez fragmentos de tamanho considerável, e penso que se tratou de um drone e não de um míssil”. Ele acrescentou: “Felizmente, nenhum de nós foi ferido”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os ataques aéreos da Rússia na Ucrânia ocorreram simultaneamente à abertura de uma conferência internacional sobre a guerra de três anos em Roma, onde Kiev recebeu assistência financeira de bilhões de dólares.
O papa Leão XIV se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na quarta-feira (9) e informou que o Vaticano poderia receber as negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia.
A Santa Sé mantém relações diplomáticas formais com aproximadamente 180 países e possui embaixadas em diversas capitais globais.
Seus embaixadores são reconhecidos por sua dedicação em permanecerem no cargo, inclusive em períodos de conflito, e poucas vezes abandonam suas embaixadas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.