Deputados e senadores brasileiros viajarão aos Estados Unidos para debater questões tarifárias em setembro

Parlamentares buscam “missão prévia” em curso para este mês, acompanhando as taxas de 50% aplicadas nos Estados Unidos.

14/07/2025 8:41

2 min de leitura

Deputados e senadores brasileiros viajarão aos Estados Unidos para debater questões tarifárias em setembro
(Imagem de reprodução da internet).

Deputados e senadores brasileiros viajarão aos Estados Unidos em setembro para conversar com legisladores americanos sobre os impostos aplicados por Donald Trump sobre o Brasil. A informação foi confirmada à CNN pela assessoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, que liderará a delegação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da data prevista, conforme apuração da CNN, há esforços de parlamentares para que a viagem seja antecipada para julho, considerando as tarifas de 50% dos EUA ao Brasil que começam a valer em 1º de agosto. A proposta dos articuladores é que ocorra pelo menos uma “missão prévia” ainda neste mês.

Considerando a viabilidade de adiantar a visita, contudo, o recesso parlamentar no Brasil, com duração de 18 a 31 de julho; e o período de “State Work” dos congressistas americanos, em que os legisladores irão para as bases reforçar interações com suas comunidades, previsto para iniciar em 4 de agosto e terminar em 1º de setembro.

Leia também:

A missão nos EUA será tema de duas reuniões na CRE nesta semana. A primeira, na próxima terça-feira (15), reunirá quadros dos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Indústria e Comércio (Mdic), além de representantes das confederações da Agricultura e Pecuária (CNA) e da Indústria (CNI).

A segunda reunião, agendada para quinta-feira (17), será um encontro privado entre Nelsinho Trad e o encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar, que inclusive foi o responsável por propor a missão, em março deste ano, conforme noticiado pela CNN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expedição contará com a participação de quatro parlamentares: Trad, Filipe Barros (PL-PR), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), além de um senador e um deputado cujos nomes serão determinados por líderes no Congresso.

Antes da declaração mais recente de Trump contra o Brasil, a missão já havia obtido a autorização do governo federal, por meio do vice-presidente e ministro do Mdic, Geraldo Alckmin. Recentemente, a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos passou a dar suporte às negociações referentes à visita.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.