Departamento de Justiça dos EUA suspende recursos financeiros da Universidade Duke devido a alegações de discriminação racial
A ação foi tomada um dia após o governo dos Estados Unidos abrir uma investigação sobre o sistema de saúde da universidade.
O governo dos Estados Unidos suspendeu US$ 108 milhões em financiamento federal para a Universidade Duke Health, segundo um alto funcionário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação foi tomada no dia seguinte ao início de uma investigação pela Casa Branca sobre a “discriminação racial sistêmica” no sistema de saúde da universidade.
O secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr., e a secretária de Educação, Linda McMahon, enviaram uma carta a altos funcionários da Duke manifestando preocupações sobre “preferências raciais em contratações, admissões de alunos, governança, atendimento a pacientes e outras operações”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento relata que a administração recebeu informações de que a Universidade Duke e a Duke Health não estão em conformidade com o artigo VI da Lei dos Direitos Civis, que impede a discriminação com base em raça e nacionalidade em programas que recebem financiamento federal.
A carta solicita que a Duke Health “analise minuciosamente todas as políticas e práticas” em relação ao uso indevido de preferências raciais e solicita que a Duke crie um “Comitê de Mérito e Direitos Civis” para colaborar com o governo federal.
Leia também:
Israel autoriza visita do CICV a prisioneiros palestinos – crise humanitária exposta
EUA iniciam retirada de tropas da Romênia em meio a tensões com a Rússia e críticas do Partido Republicano
EUA criam força-tarefa para responder ao Furacão Melissa e enviam equipes de ajuda ao Caribe
O corte de 108 milhões de dólares pode ser definitivo, afirmou a autoridade, caso a Duke não cumpra e seja considerada culpada por violar a lei.
A agenda de Donald Trump inclui reuniões com líderes mundiais, eventos de campanha e atividades relacionadas à sua fundação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












