Campeonato brasileiro é apontado como a segunda principal competição de futebol com maior equilíbrio no planeta

O Campeonato Brasileiro é reconhecido como o sexto melhor do mundo.

08/07/2025 13:19

1 min de leitura

Campeonato brasileiro é apontado como a segunda principal competição de futebol com maior equilíbrio no planeta
(Imagem de reprodução da internet).

O Campeonato Brasileiro despertou interesse global devido ao desempenho positivo de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Twenty First Group, empresa de inteligência esportiva, o Campeonato Brasileiro é a segunda liga mais equilibrada do mundo. O campeonato nacional fica atrás apenas da Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos.

Os critérios considerados se baseiam na posição dos clubes na tabela de classificação. A Twenty First Group compreende que a disparidade entre Palmeiras e Flamengo em relação ao Juventude, por exemplo, não é tão significativa quanto em outras competições.

Leia também:

A MLS apresenta vantagem devido à aplicação de um teto salarial, o que garante um nível de competitividade entre os clubes. A Liga Saudita, por outro lado, é vista como a mais desigual, em razão dos investimentos dos clubes, que são financiados pelo fundo soberano local.

O Campeonato Brasileiro foi classificado como a sexta melhor liga do mundo, logo atrás das cinco principais da Europa: Premier League, LaLiga, Série A, Ligue 1 e Bundesliga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Atualmente, classificamos a Série A do Brasil como a sexta melhor liga do mundo, então esperávamos que os quatro times brasileiros fossem competitivos antes do torneio”, explicou, Aurel Nazmiu, Cientista de Dados do Twenty First Group, ao portal The Athletic.

O Fluminense é o único representante brasileiro na disputa do Mundial de Clubes, que enfrenta o Chelsea na terça-feira (8). A partida é válida pela semifinal e será realizada a partir das 16h (de Brasília), em Nova Jersey.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.