Câmara aprova veto à realização de casamentos para menores de 16 anos

A proposta ainda será analisada, de forma definitiva, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

18/07/2025 1:06

1 min de leitura

Câmara aprova veto à realização de casamentos para menores de 16 anos
(Imagem de reprodução da internet).

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira 17 o projeto de lei que altera o Código Civil para tornar, em qualquer situação, sem efeito o casamento de pessoas que não completaram 16 anos de idade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta será ainda analisada, em caráter definitivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Aprovado, o texto elimina dispositivos do Código Civil que contemplam a viabilidade de casamento antes dos 16 anos, incluindo situações de gravidez, ou que definem normas e prazos para a confirmação ou anulação desses matrimônios.

Leia também:

A relatora, deputada Ana Paula Lima (PT-SC), recomendou a aprovação do projeto da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), e a rejeição do projeto do deputado Dr. Fernando Máximo (União-RO).

O projeto aprovado estava vinculado ao de Máximo, que visava simplificar o casamento de indivíduos atingidos pela maioridade com o registro de um dos pais ou responsáveis. Atualmente, a legislação exige a assinatura de ambos os pais ou representantes legais nessas situações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compreendemos que a legislação não deve promover o casamento de menores de idade, especificando que é suficiente a autorização de um dos pais ou responsáveis legais. A manutenção da autorização de ambos os genitores é recomendável, destacou a relatora.

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.