Brasil promove rodadas de negócios nos EUA com o objetivo de atrair investimentos no setor de mineração
Após reunião com Citibank, Ibram e Amcham Brasil, busca-se levar empresas brasileiras aos EUA para aprofundar o debate sobre possibilidades de financiam…

O Ministério de Minas e Energia, juntamente com o setor mineral brasileiro, planeja organizar uma série de encontros com empresas nos Estados Unidos, visando apresentar o potencial da mineração nacional e buscar atração de investimentos internacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa foi tratada em reunião do Ibram, com o vice-presidente do Citibank, Shawn F. Sullivan, e membros da Amcham Brasil.
Durante o encontro, o Ibram apresentou um balanço semestral do setor, que faturou R$ 139,2 bilhões no primeiro semestre de 2025, e ressaltou o elevado potencial do subsolo brasileiro.
Leia também:

Agência Fitch aponta queda acentuada no consumo das famílias nos EUA no período inicial do ano

Presidente do INSS afirma ter identificado assinaturas geradas por robôs em casos de fraude

O setor de turismo tem potencial para expandir ainda mais, respondendo por 8% do Produto Interno Bruto do país, afirma Costa Filho
Para explorar esse potencial de forma completa, são necessários investimentos bilionários e de longo prazo em projetos de mineração, abrangendo desde a pesquisa até a infraestrutura.
Essa é uma das principais dificuldades no desenvolvimento da mineração na América Latina, que ainda depende de investimentos estrangeiros em moedas fortes para progredir nas explorações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Citibank manifestou interesse em expandir suas atividades nesse setor e identificou a importância estratégica do Brasil, em particular no fornecimento de minerais cruciais para a transição energética.
Na reunião, também foi discutida a Política Nacional de Minerais Críticos, com lançamento previsto até novembro. O banco se manifestou de forma positiva em relação à iniciativa, ressaltando que uma regulamentação pode proporcionar maior segurança jurídica ao setor.
O Ibram também foi convidado a participar da Semana do Clima, em Nova York, em setembro, um evento internacional que reunirá lideranças empresariais para debater mudanças climáticas, inovação e financiamento sustentável.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)