Banco Central da Turquia reduz a taxa de juros para 43% ao ano

O Banco Central da Turquia declarou, em nota, que a inflação subjacente do país apresentou estabilidade em junho e que os efeitos desinflacionários das …

24/07/2025 16:07

2 min de leitura

Banco Central da Turquia reduz a taxa de juros para 43% ao ano
(Imagem de reprodução da internet).

O Banco Central da Turquia, ou TCMB, reduziu suas principais taxas de juros em reunião monetária, ocorrida na quinta-feira (24).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A taxa básica de juros diminuiu de 46% para 43%, a taxa de concessão de empréstimos overnight reduziu-se de 49% para 46% e a taxa de tomada de empréstimos overnight apresentou queda de 44,5% para 41,5%.

O banco central declarou em nota que a inflação subjacente da Turquia apresentou estabilidade em junho e que os efeitos desinflacionários das condições de demanda se intensificaram.

Leia também:

O Banco Central da Turquia também acompanha o impacto potencial de eventos geopolíticos e o crescimento do protecionismo global sobre o processo de desinflação. “As expectativas de inflação e o comportamento de precificação permanecem como riscos”, ponderou.

O Banco Central do Brasil reafirmou seu compromisso em alcançar a meta de inflação em 5% e de manter as decisões monetárias baseadas em dados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A avaliação da magnitude dos próximos passos da política monetária será revista em cada reunião, com cautela e foco na perspectiva inflacionária. Se a deterioração significativa e persistente da inflação ocorrer como previsto, todas as ferramentas serão utilizadas de forma eficaz.

A retomada da flexibilização dos juros se decide após o Banco Central turco interromper o ciclo de aumento na taxa básica em junho.

Em março de 2025, o TCMB precisou retomar a elevação de taxas de juros de forma extraordinária para controlar a pressão inflacionária e a desvalorização acentuada da lira, decorrente da turbulência política desencadeada pela prisão do opositor Ekrem Imamoglu.

Em julho, Ekrem Imamoğlu foi condenado a 1 ano e 8 meses de prisão, após ser acusado de ter proferido insultos e ameaças contra o chefe do Ministério Público de Istambul, Akin Gurlek.

Em resposta ao anúncio do Banco Central da Turquia, a lira turca manteve certa fragilidade em relação ao dólar e praticamente não variou. Às 8h15 (de Brasília), o dólar subia a 40,47 liras, em comparação com 40,44 liras no final da tarde de quarta-feira (23).

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.