Ataque da Ucrânia causa incêndio em usina nuclear russa, informam autoridades

Drones ucranianos foram destruídos em 13 regiões durante a noite de domingo (24), de acordo com o ministério.

24/08/2025 3:41

2 min de leitura

Ataque da Ucrânia causa incêndio em usina nuclear russa, informam autoridades
(Imagem de reprodução da internet).

Ataques de drones ucranianos durante a noite contra várias instalações de energia na Rússia levaram à redução da capacidade da Usina Nuclear de Kursk e incêndio de um terminal de exportação de combustível em Ust-Luga, informaram autoridades russas neste domingo (24).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um ataque de drone à usina nuclear de Kursk, próxima à fronteira com a Ucrânia, causou danos a um transformador auxiliar e resultou em uma diminuição de 50% na capacidade operacional da unidade três da usina, segundo o serviço de imprensa da usina.

O serviço de imprensa da usina informou que não houve feridos e o incêndio causado pelo ataque foi rapidamente controlado. Adicionalmente, declarou que os níveis de radiação no local e na área circundante não ultrapassaram os limites estabelecidos.

Leia também:

Cerca de 10 drones ucranianos foram abatidos sobre o porto de Ust-Luga, na região de Leningrado, na Rússia, causando destruições e um incêndio no terminal operado pela Novatek – um grande terminal de exportação de combustível do Mar Báltico e complexo de processamento.

“Bombeiros e serviços de emergência estão trabalhando para extinguir o incêndio”, declarou Alexander Drozdenko, governador da região russa de Leningrado, onde se localiza o porto de Ust-Luga, através do aplicativo de mensagens Telegram. Não houve vítimas, informou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Novatek, através do complexo Ust-Luga, inaugurado em 2013, processa condensado de gás, combustível de aviação, óleo combustível e gasóleo, possibilitando que a empresa envie produtos petrolíferos, incluindo condensado de gás, para mercados internacionais.

Forças russas destruíram um total de 95 drones ucranianos durante a noite em 13 regiões, incluindo Leningrado e Samara, além da Península da Crimeia, segundo o Ministério da Defesa.

A Rosaviatsia, a autoridade de aviação civil da Rússia, informou que voos foram suspensos por longos períodos em diversos aeroportos russos durante a noite, incluindo o aeroporto de Pulkovo, na região de Leningrado.

Drones ucranianos também atacaram uma empresa industrial na cidade de Syzran, no sul da Rússia, informou Vyacheslav Fedorishchev, governador da região de Samara, onde Syzran está localizada, em comunicado no Telegram, adicionando que não houve vítimas.

Ele não especificou os alvos ou se houve algum prejuízo.

No início deste mês, o exército ucraniano anunciou ter atacado a refinaria de petróleo de Syzran. A refinaria ROSN.MM, de propriedade da Rosneft, foi obrigada a suspender a produção e o recebimento de petróleo bruto após o ataque, informou a Reuters.

A Ucrânia não emitiu declarações imediatas. Kiev declarou que seus ataques na Rússia são uma reação aos ataques contínuos da Rússia e buscam destruir infraestrutura considerada essencial para os esforços militares de Moscou.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)