Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Opinião
  3. Arte ou cela? A escolha do futuro

Arte ou cela? A escolha do futuro

A proposta de Kim Kataguiri que visa desviar os incentivos fiscais da Lei Rouanet para a construção de presídios não é justificável.

Por: Bianca Lemos

26/07/2025 6:02

4 min de leitura

Aprovada em 1991, a Lei Rouanet foi vista como um suporte em um cenário de crise das instituições culturais brasileiras, imposto por um ex-presidente que, posteriormente, foi detido. Trinta anos depois, o principal instrumento de financiamento da cultura brasileira sofreu ataques de outro ex-presidente que se aproxima da prisão. Não se trata de algo raro que agentes públicos, escolhidos pelo povo, em nome de ideologias radicais, coloquem em risco os maiores e mais bonitos tesouros do país: a identidade e a diversidade cultural.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continuamos lidando com incertezas e persistimos em defender nosso direito de criar, de sonhar e de expressar nossa vontade de ser brasileiros. Combatemos pelo desenvolvimento do nosso país, com independência e liberdade. Aprendemos com o paraibano Celso Furtado, ex-Ministro da Cultura e autor da primeira lei que destinou incentivos fiscais para a cultura: a política de desenvolvimento de uma nação deve ser posta à serviço do processo de enriquecimento cultural.

A cultura brasileira representa um setor produtivo, forte, bem estruturado e com reconhecimento global. Com recursos abundantes e renováveis, promove a geração de renda, empregando mais de 7,5 milhões de pessoas, artistas e profissionais do setor cultural.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta de lei 508/2025, apresentada de forma discreta pelo deputado Kim Kataguiri, propõe desviar os incentivos fiscais da Lei Rouanet para a construção de presídios. Embora a segurança pública necessite de atenção, a aprovação dessa medida causaria a interrupção de diversas ações culturais em andamento no país. Na prática, o parlamentar paulista propõe interromper o desenvolvimento de jovens e crianças, reduzir o número de empregos, frustrar sonhos, silenciar artistas e impedir que o público brasileiro tenha acesso à arte. Seria substituir a arte pela prisão e limitar as possibilidades, apagando futuros. Seria esculpir em pedra que no Brasil “a arte não precisa existir e a vida basta apenas para ser aprisionada”. Seria o oposto do que escreveu o poeta maranhense Ferreira Gullar.

Em 2025, os incentivos fiscais para a cultura, por meio da Lei Rouanet, correspondem a apenas 0,51% dos gastos tributários da União. Em contrapartida, setores como agricultura (17,6%), comércio e serviços (23,7%) e indústria (10,2%) recebem proporções significativamente maiores. Contudo, a cultura retorna aos cofres públicos R$ 1,60 para cada R$ 1 investido.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Brasil enfrenta genocídio negro: movimento se mobiliza contra racismo e violência em novembro

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Violência no Rio de Janeiro: Tiros, medo e a urgência por políticas públicas eficazes

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Câmara do DF aprova lei que institui Dia da Memória às Vítimas do Comunismo

Após anos de ataques ao setor cultural, o Ministério da Cultura reformulou o Programa Nacional de Apoio à Cultura, o Pronac, assegurando maior segurança fiscal, processual e jurídica a investidores (empresas e pessoas físicas), artistas e gestores culturais. Com sistemas modernos e transparentes, o MinC fortalece o controle social e cumpre o princípio básico da lei: contribuir para facilitar, a todos, o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais.

Com a forte concentração de investimentos, a ministra Margareth Menezes estabeleceu como prioridade a nacionalização do Programa e o estímulo de novos investimentos em território nacional. O Pronac está atualmente viabilizando mais de 4.600 ações culturais, distribuídas nas 27 unidades da Federação. Atualmente, aproximadamente 450 instituições culturais têm suas manutenções asseguradas pelos recursos da Lei.

É irrazoável que uma proposta legislativa que busca fomentar a construção de prisões comprometa o desenvolvimento sustentável de territórios criativos, o funcionamento de museus, a manutenção de grupos artísticos, a produção e circulação de peças teatrais e shows musicais, a preservação do nosso patrimônio imaterial, a realização de festas populares e festivais de arte, a restauração e manutenção de monumentos históricos, a oferta de formação profissional, a produção de livros, filmes, discos, podcasts e games, e, por conseguinte, o término abrupto de 1,3 milhão de empregos.

A opção é sua. E ela deveria ser simples.

Fonte por: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
culturadesenvolvimento culturalKim KataguiriLei Rouanetprisão
Foto do Bianca Lemos

Autor(a):

Bianca Lemos

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.

Imagem do post

Fluminense

Câmeras registram assassinato brutal de Mario Pineida, ex-jogador do Fluminense, em Guayaquil

19/12/2025 6:31 | 2 min de leitura

● Medellín: Prefeito Federico Gutiérrez anuncia punições para torcedores violentos na Copa Colômbia

19/12/2025 6:58 | 1 min de leitura

● GAC Honda Suspende Produção Globalmente: Crise de Chips e Impacto na Entrega de Veículos!

19/12/2025 7:38 | 2 min de leitura

● Anderson Silva e Tyron Woodley se enfrentam em emocionante luta de boxe em Miami!

19/12/2025 5:07 | 1 min de leitura

● Rômulo volta ao RB Leipzig após lesão e se inspira em Harry Kane e Neymar!

19/12/2025 6:05 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!