Descubra como garantir sua aposentadoria mesmo sendo autônomo! Siga quatro passos essenciais para contribuir com o INSS e assegure seu futuro financeiro.
Não é necessário abrir mão da aposentadoria apenas por não ter um emprego formal. Conheça os quatro passos essenciais para contribuir com a previdência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) como autônomo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora o trabalho com carteira assinada facilite a contribuição, já que o desconto é automático, quem atua como autônomo, como no caso do MEI (Microempreendedor Individual), também pode garantir sua aposentadoria. Para isso, basta seguir quatro etapas simples.
Com a reforma da previdência de 2019, os requisitos para aposentadoria foram definidos. Homens precisam ter 35 anos de contribuição e 65 anos de idade, enquanto mulheres devem ter 30 anos de contribuição e 62 anos de idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem não contribui para a previdência não terá direito à aposentadoria ao atingir a idade necessária. Para pessoas de baixa renda, existe a possibilidade de acessar o BPC/LOAS a partir dos 65 anos, mas o benefício é limitado a um salário mínimo.
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.