Analise a transformação de SP do clube soberano para o time do povo

Eduardo Toni relata à CNN Esportes S/A a estratégia utilizada e avalia o desempenho do reposicionamento.

27/07/2025 21:29

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O São Paulo realizou um reposicionamento de marca com o intuito de se aproximar do torcedor. A alteração, que compreendeu a criação de áreas voltadas para o público popular no Morumbi e o desuso do apelido “Soberano”, visa tornar o clube mais acessível e vinculado a questões sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diretor executivo de marketing Eduardo Toni comentou para a CNN Esportes S/A sobre os aspectos internos da estratégia e o desempenho da nova metodologia implementada pelo clube.

Essa foi uma preocupação que tínhamos desde o início da gestão. O presidente, Júlio Casares, tinha a preocupação de trazer o público de volta, afirmou o diretor. “Víamos que estávamos perdendo os clássicos e isso acabou criando um distanciamento natural da torcida”, explicou.

Leia também:

A distância em relação ao termo “soberano” tornou-se parte do novo posicionamento.

Não sei se foi uma estratégia do São Paulo. Acredito que não é uma atitude positiva, pois pode gerar um certo orgulho. Nosso objetivo é ser um time de todos. Nós apoiamos diversas causas sociais, temos preocupações sociais e compreendemos que há espaço para todos no estádio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Da estratégia aos resultados

A primeira etapa envolveu a criação de um setor popular na área superior, descoberta e historicamente utilizada por torcidas organizadas. Posteriormente, o modelo foi expandido para cadeiras intermediárias com preços reduzidos à metade do valor original.

Ele afirmou que, se a arquibancada central custa 100, a mesma custará 50. Se a cadeira intermediária custa 200, ela terá um preço de 100.

Apesar de outros clubes terem aumentado o valor dos ingressos, o São Paulo não adotou essa prática. O diretor relata que a estratégia tem gerado resultados financeiros.

Dispomos de um estádio que comporta quase 70 mil pessoas. Possuímos áreas com preços elevados, incluindo camarotes com valores significativamente altos. (…) Assim, oferecemos setores com preços mais acessíveis e áreas onde os valores são um pouco mais elevados. O equilíbrio foi alcançado e, em conjunto com outras atrações, o estádio se tornou bastante rentável.

A equipe também passou a analisar aspectos como o valor e o período dos jogos.

Estudamos bastante as estratégias de preço e o horário do jogo. Assim, você realiza um jogo na quarta-feira às 21h45 com transmissão, e deve avaliar o preço que vai colocar, caso contrário, o estádio ficará vazio.

Para evitar que o público se concentrasse apenas na seção mais acessível, São Paulo implementou uma estratégia de vendas em etapas.

“Quando abrimos a venda do setor popular, todos compram o setor popular e os demais setores ficam vazios. Assim, equilibramos isso com as aberturas de venda”, contou o dirigente.

Conexão com o grupo e o público.

A tática também leva em conta o momento do time.

“É claro que o desempenho em campo é outro fator importante, não é? Retornamos a conquistar campeonatos, voltamos a vencer clássicos. Atualmente, temos a torcida que compreende o momento do clube e o apoia”, pontuou Toni.

O gestor destacou a eficiência da estratégia e o apoio da torcida colorada.

A torcida, compreendendo a nossa estratégia, tem demonstrado grande receptividade e preenchendo o estádio em quase todos os jogos.

CNN Esportes S/A

Com Eduardo Toni, o CNN Esportes S/A alcança a 101ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa trata dos bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em destaque, os temas mais relevantes do universo do futebol, sob a ótica da economia e dos negócios.

São Paulo é o clube que mais arrecadou com a construção de estádio em 2024.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)