Negócios entre amigos: empreendedora compartilha dicas para preservar o desempenho profissional
Neste domingo (20), celebra-se no Brasil o Dia do Amigo, uma data que visa homenagear a importância da amizade e das pessoas próximas que nos acompanham.
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No mundo dos negócios, é frequente observar casos de amigos que se tornaram sócios e fundaram empresas, buscando o sucesso nos negócios através da parceria.
É fato que empreender entre amigos pode ser uma jornada promissora, porém também desafiadora. A afinidade, a confiança mútua e o relacionamento de longa data são grandes aliados no início de um negócio, tornando as decisões mais ágeis e o ambiente mais colaborativo.
Contudo, essa proximidade pode provocar conflitos quando expectativas, responsabilidades ou perspectivas futuras não estão bem convergentes.
Para que a parceria floresça tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, é fundamental o alinhamento, a comunicação e a transparência.
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Apenas dessa forma, parceiros que fundam negócios juntos, podem verificar que vínculos pessoais também podem ser um motor de sucesso no ambiente empresarial.
A Manacá Consultoria Ambiental, empresa de Sorocaba, interior de São Paulo, é um desses exemplos. Fundada em 2020 pela engenheira ambiental Polyane Ferraz e a bióloga Ana Beatriz de Almeida, a Manacá é fruto de uma amizade que se estendeu além do companheirismo e invadiu também o ambiente empreendedor.
Como o negócio surgiu
Ex-maridas, após mais de uma década, decidiram fundar a Manacá para atender a uma demanda reprimida por consultoria especializada em licenciamento ambiental, assegurando que as empresas operem em conformidade com a legislação em vigor.
A iniciativa para o negócio surgiu após uma oportunidade específica para a produção de um laudo de vegetação em um projeto determinado. Nesse momento, ambas identificaram a existência de espaço para uma empresa na área, e que a sinergia entre as áreas de atuação (e a afinidade pessoal) poderia auxiliar na empreitada.
Foi quando pensamos: por que não?, conta Polyane.
A combinação de trajetórias profissionais, vivências compartilhadas e a boa relação interpessoal resultou no negócio, atualmente bem-sucedido. “Optamos por investir no setor empresarial com confiança de que seria bem-sucedido, e obteve sucesso.”
Cinco anos após sua fundação, a Manacá possui sete funcionários e um total de 140 clientes, abrangendo desde indústrias de pequeno e grande porte até empresas de mineração e construção civil.
A Manacã oferece acompanhamento ambiental de grandes projetos de infraestrutura, incluindo a expansão de túneis e rodovias, além de atuação significativa na construção civil de grandes construtoras e empresas como MRS, a CCR, concessionária de rodovias, e a Sabesp, empresa de saneamento.
A Manacã também visa assegurar a continuidade dos efeitos positivos, indo além dos projetos estruturais que possam ter causado danos ambientais.
Segundo Polyane, o principal destaque do negócio reside na escuta atenta da clientela, com foco em compreender os detalhes de cada projeto executado.
Acreditamos que nosso principal diferencial é a atenção que oferecemos ao cliente, desde o início do contato na elaboração da proposta, passando por visitas técnicas e tratamento no campo, aliado à competência técnica de nossa equipe. Nosso interesse genuíno é resolver os problemas, e o mais importante, paramos tudo para escutá-los e compreender verdadeiramente a sua necessidade.
A mesma ênfase dada à comunicação com clientes também é a chave para o bom desempenho da Manacá quando o assunto é conciliar gestão e amizade, defende Polyane.
Transparência, parceria e saber ouvir foram essenciais para que mantenhamos a amizade e o bom desempenho nos negócios, afirma ele.
Para alcançar o sucesso ao conciliar os papéis de amigas e parceiras, a sugestão de Polyane é ser seletivo na escolha da pessoa com quem irá compartilhar essa parceria.
Preciso escolher alguém que possua princípios e valores muito parecidos aos meus, que tenha boa convivência, que me compreenda, para evitar conflitos e situações desagradáveis.
A comunicação clara e transparente entre amigos e sócios continua sendo um fator determinante para o sucesso de qualquer empreendimento, avalia.
Se a comunicação não é clara, ela permite interpretações equivocadas, podendo causar discussões desnecessárias e prejudicar a amizade e os negócios.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.