A secretária do USDA reforça a ofensiva contra o Brasil em investigação comercial

A declaração da chefe do USDA incluía uma publicação do USTR que denunciava restrições impostas pelo Brasil ao acesso de exportadores dos EUA ao mercado.

16/07/2025 12:17

1 min de leitura

A secretária do USDA reforça a ofensiva contra o Brasil em investigação comercial
(Imagem de reprodução da internet).

A Secretária de Agricultura dos Estados Unidos, Brooke Rollins, agradeceu nas redes sociais o presidente Donald Trump e o USTR (“Escritório do Representante Comercial”) pelos esforços em defesa do setor agropecuário americano, em referência a uma investigação sobre práticas comerciais do Brasil consideradas injustas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agradece pelo esforço em defesa da agricultura americana e pela garantia de acesso relevante ao mercado e ao comércio mútuo para nossos produtos agrícolas de alta qualidade. Os nossos produtores merecem competir em condições justas!

A declaração da chefe do USDA reiterava uma publicação do USTR que denunciava restrições impostas pelo Brasil ao acesso de exportadores norte-americanos ao mercado.

Leia também:

Os produtores rurais brasileiros têm utilizado áreas desmatadas ilegalmente para criação de gado e cultivo diversificado, o que compromete a competitividade dos produtores americanos de madeira e produtos agrícolas.

O USTR também declarou que o Brasil “abandonou a oferta de tratamento quase isento de tarifas para as exportações americanas de etanol em troca”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, o País foi denunciado por aplicar “restrições extensas à transferência de dados pessoais para fora do Brasil, além de promover o serviço de pagamentos eletrônicos desenvolvido pelo governo”.

Um outro ponto relevante foi a proteção dos direitos de propriedade intelectual. De acordo com o escritório americano, o Brasil apresenta falhas no combate à falsificação e à pirataria de conteúdos protegidos por copyright.

Compreenda a política tarifária de Trump sobre o Brasil e seus efeitos na economia.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.