A Polícia Federal lança a Operação Incêndios 2025 nas regiões do Pantanal e Amazônia
Operações são direcionadas a regiões com maior incidência de crimes ambientais, com foco inicial nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A Polícia Federal anunciou na quarta-feira, 25 de junho de 2025, o planejamento da Operação Incêndios 2025, que atuará nas áreas com maior incidência de crimes ambientais no último ano. As ações começarão nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e serão ampliadas para o Acre, Amazonas, Rondônia e Pará nas próximas semanas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Relatório Anual do Fogo, publicado pelo Mapbiomas, aponta que o Pantanal é o bioma proporcionalmente mais afetado por esse tipo de crime nos últimos anos, juntamente com os eventos climáticos. A mesma situação foi observada na Amazônia, que tem perdido grandes áreas de vegetação nativa para o fogo.
A diretoria do Amazonas e Meio Ambiente da PF visa aumentar a capacidade de atuação frente ao aumento dos eventos climáticos extremos e ao crescimento significativo de crimes ambientais na região. As ações incluem medidas preventivas e de repressão.
Leia também:

Hulk expressa tristeza pela derrota para o Cruzeiro e declara intenção de buscar a vitória

TST julga extinção da patente de Bolsonaro e condena militares

Após o julgamento, somente quem ignora a realidade acusará perseguição política, afirma Barroso
Em 2024, a atuação da PF no combate aos incêndios florestais resultou na instauração de 138 inquéritos policiais; em 2023, foram 46. A instituição informa que, em 2025, já foram instaurados mais 42 inquéritos.
As investigações culminaram no último ano com 29 mandados de busca e apreensão, 3 prisões preventivas e 16 prisões em flagrante, além de ordens judiciais de bloqueio de ativos que somam mais de R$ 400 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.