A Nestlé aumenta seu investimento no Brasil para R$ 7 bilhões até o ano de 2028

O Brasil ocupa a terceira posição no ranking do maior mercado da Nestlé globalmente, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

18/06/2025 14:37

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A Nestlé aumenta seu investimento no Brasil para R$ 7 bilhões até o ano de 2028
(Imagem de reprodução da internet).

A Nestlé anunciou nesta quarta-feira (18) que investirá R$7 bilhões no Brasil entre 2025 e 2028, elevando o volume de desembolsos no país em relação ao ciclo anterior, que somou R$6,3 bilhões, em um momento em que se expande em categorias de suas três principais commodities e segue apostando no potencial de franquias como linha de negócio.

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O presidente-executivo da empresa no país, Marcelo Melchior, afirmou em entrevista à Reuters que “quase todos os negócios obtiveram o retorno esperado do investimento , conforme o planejamento original”, referindo-se ao ciclo anterior de investimentos finalizado no ano passado.

“Agora é uma nova etapa… será muito mais dispersa (a aplicação dos recursos)”, acrescentou, citando como exemplos desembolsos em tecnologia da informação, produtos e novas linhas de produção.

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O Brasil é o terceiro maior mercado da Nestlé globalmente, com faturamento de aproximadamente 4 bilhões de francos suíços no ano anterior, equivalendo a cerca de US$5 bilhões, conforme informações da empresa.

Na etapa anterior, uma das principais novidades foi a segunda unidade fabril de ração para animais de estimação do grupo no país, localizada em Jaraguá (SC). A fábrica demandou um investimento de R$2,5 bilhões e deve ser inaugurada em agosto, conforme declarado por Melchior.

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A instalação representa uma plataforma de exportação para a América Latina, Estados Unidos e Europa, com localização próxima dos produtores de aves e suínos de Santa Catarina, o que possibilita que a matéria-prima, as vísceras, não necessite ser congelada no transporte e descongelada na linha de produção, economizando custos logísticos.

A Nestlé, além de manter o foco na otimização da produtividade de longo prazo dos fornecedores no Brasil de suas três principais commodities – café, cacau e leite – dá seus primeiros passos no mercado de franquias, algo inédito no grupo suíço até a aquisição da controladora das chocolaterias Kopenhagen, CRM, em setembro de 2023, aprovada no ano anterior pelo Cade.

Atualmente, estamos mantendo (a operação) de forma independente. Estamos observando e aprendendo. É um conhecimento bem diferente do nosso, afirmou Melchior, citando a rede de 520 franqueados da CRM.

“Não conhecemos totalmente o potencial (do modelo de franquia)… é uma avenida nova de crescimento e estamos avaliando onde podemos implementar… O céu é o limite… Poderíamos implementar na Nespresso”, disse o executivo, sem fornecer detalhes e referindo-se à rede própria da marca de café do grupo suíço.

A Nestlé, por sua vez, poderá expandir o modelo de franquias internacionalmente, conforme afirmou Melchior. “É um sistema muito consolidado no Brasil e muito maduro.”

O anúncio do novo ciclo de investimento se oficializa após a empresa comunicar, em meados de maio, que destinará mais de R$500 milhões em negócios de café no Brasil até 2028, valor incorporado à estimativa de R$7 bilhões.

Adicionalmente à expansão da fábrica de cápsulas de café Dolce Gusto em Montes Claros (MG), a empresa está instalando uma nova linha de extração de café solúvel em Araras (SP) e incrementará o parque de máquinas de bebidas da Nestlé Professional, que é a maior do grupo no segmento em escala global, com previsão de atingir 30 mil máquinas até o final de 2025.

A Nestlé continua expandindo suas fábricas em Vila Velha (ES) e Ituiutaba (MG), com a adição de novas linhas de chocolates, bombons e “chocobiscuits”, e novos investimentos na fábrica de fórmulas infantis, conforme declarado pela empresa, sem especificar o valor dos recursos destinados às diversas áreas de negócios.

Melchior afirmou que os planos para o ano concentram-se no reforço do cerne das operações, na valorização de segmentos exclusivos e na rápida expansão de marcas com grande promessa.

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Fonte por: CNN Brasil

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.