A Mota-Engil conclui licitação para o túnel Santos-Guarujá

Estão previstos investimentos de R$ 6,8 bilhões e o empreendimento será realizado por meio de concessão com apoio governamental, assegurando a construçã…

05/09/2025 16:49

1 min de leitura

A Mota-Engil conclui licitação para o túnel Santos-Guarujá
(Imagem de reprodução da internet).

A Mota-Engil Latam Portugal obteve a adjudicação do leilão do túnel imerso Santos-Guarujá, com uma proposta de desconto de 0,50%. A concorrente derrotada foi a Acciona Concesiones, que apresentou uma proposta sem descontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O evento ocorreu na sede da B3, em São Paulo, e reuniu o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte), além do vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O túnel

Estão previstos investimentos na ordem de R$ 6,8 bilhões e o empreendimento será realizado por meio de concessão, assegurando a construção e operação do túnel subterrâneo entre as duas cidades costeiras de São Paulo.

Leia também:

A concessão terá 32 anos de duração, renováveis, e contará com a fiscalização da Anatel, em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo no monitoramento do contrato.

A nova via medirá 1,5 quilômetros de extensão, com 870 metros submersos, contendo três faixas por sentido, incluindo uma destinada exclusivamente a VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), além de acessos para pedestres e ciclistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As autoridades destacaram que o empreendimento beneficiará 720 mil indivíduos que transitam diariamente pelas duas cidades, diminuindo o tempo de viagem. Através das balsas, o percurso demanda aproximadamente 18 minutos, ao passo que pela via terrestre demanda cerca de 1 hora. Com a construção do túnel, o tempo de deslocamento será de “poucos minutos”.

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.