A Fecomércio projeta aumento de 4,8% nas vendas do comércio devido ao Dia dos Namorados

Os setores que devem apresentar maior destaque nas preferências dos casais, conforme a entidade, são os de vestuário e acessórios, farmácias e perfumarias, e os que comercializam produtos eletrônicos.

02/06/2025 16:01

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A Fecomércio projeta aumento de 4,8% nas vendas do comércio devido ao Dia dos Namorados

A projeção da Federação do Comércio (FecomercioSP) aponta para um aumento de 4,8% nas vendas em junho, em relação ao faturamento do Dia dos Namorados do ano anterior. Os setores com maior expectativa de preferência dos consumidores são os de roupas e acessórios, farmácias e perfumarias, e aqueles que vendem itens eletroeletrônicos.

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O Dia dos Namorados é uma das três principais datas comemorativas para o comércio varejista, ficando atrás do Dia das Mães e do Natal.

A avaliação da federação indica que o desempenho poderia ser superior se não houvesse a inflação no setor de serviços, que tem prejudicado a renda das famílias destinada ao consumo, e as altas taxas de juros, que impactam o crédito de médio e longo prazo.

Segundo a entidade, 69,2% das famílias da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) estão endividadas e 19,3% estão inadimplentes. “Essa projeção ainda encontra o seu limite no quanto as pessoas terão condições de parcelar as compras, uma vez que os segmentos mais procurados para a ocasião apresentam tickets médios relativamente altos”, avaliam os economistas da FecomercioSP.

Para a empresa, o segmento que mais se beneficiará pelo crescimento das vendas no Dia dos Namorados será o de vestuário, acessórios e calçados, com uma expansão de 9,3%, gerando receitas brutas de quase R$ 10,3 bilhões no mês. “Além do aumento na procura por roupas – bastante comum –, há ainda a base fraca de comparação estatística do ano passado, quando a atividade não teve um bom desempenho”, preveem os analistas.

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Posteriormente, destacam-se as farmácias e perfumarias, com um faturamento de R$ 12,3 bilhões, e uma expansão de 8%. Esse segmento possui a vantagem de promover ações de marketing e campanhas promocionais com maior capacidade de influenciar a decisão de compra dos casais.

O faturamento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento aumentará em 6,9%, enquanto o de lojas de móveis e decoração deverá subir em 4,9%. Supermercados, por sua vez, apresentarão um impacto limitado devido a produtos como chocolates, vinhos e flores.

Com informações do Estadão Contigo

Publicado por Nótaly Tenório

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.