A expectativa é que o Produto Interno Bruto do setor da construção civil aumente em 2,3% em 2024, aponta o presidente da Abecip
Segundo Sandro Gamba, o aumento da renda real constitui um dos principais elementos que influenciam o mercado de crédito imobiliário.
A estimativa do presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Sandro Gamba, é que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção cresça 2,3% no final de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo ele, o aumento da renda real é um dos fatores mais relevantes para o mercado de crédito imobiliário, e o indicador cresceu 3%, no período acumulado do ano até o momento, em relação a 2024.
Conforme Gamba, a estrutura de crédito imobiliário apresentará cada vez mais correlação com a taxa Selic e a curva de juros, em especial a taxa de dez anos. Em relação à valorização dos imóveis, a valorização acumulada nos últimos seis meses foi superior ao IPCA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O nível de estoque do mercado “continua baixo e tem permitido lançamentos”, segundo o presidente da Abecip. Entre o primeiro trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025, os lançamentos aumentaram 15% no Brasil. Na cidade de São Paulo, a alta foi de 66% nos primeiros cinco meses do ano.
As vendas no País seguiram a tendência de lançamentos, com um crescimento de 16%. Em São Paulo, a alta foi de 24%, e Gama afirmou: “a velocidade de vendas está um pouco abaixo do volume de lançamento”.
Leia também:
Aneel Define Bandeira Tarifária Vermelha Patamar 1 para Novembro com Adicional de R$ 4,46
Alckmin expressa otimismo em negociações tarifárias com os Estados Unidos após encontro em Malásia
Fernando Haddad pede apoio de Cláudio Castro para projeto contra sonegação de impostos
As seguradoras estimam prejuízos de 84 bilhões de dólares para 2025 devido a eventos climáticos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












