55% dos brasileiros acreditam que Lula incitou Trump na cúpula do BRICS

Pesquisa da Quaest revela que 72% dos entrevistados acreditam que o republicano cometeu erro ao aplicar tarifas no Brasil e 79% consideram que a taxa te…

16/07/2025 8:55

2 min de leitura

55% dos brasileiros acreditam que Lula incitou Trump na cúpula do BRICS
(Imagem de reprodução da internet).

Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada na quarta-feira (16.jul.2025), aponta que 55% dos brasileiros acreditam que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incitou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), ao fazê-lo durante a Cúpula do Brics, ocorrida no início de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a pesquisa, 31% das pessoas acreditam que o petista não causou a situação, enquanto 14% não quiseram ou não souberam responder.

O estudo, contratado pela Genial Investimentos, ocorreu entre 10 e 14 de julho e coletou dados de 2.004 eleitores entrevistados pessoalmente. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Leia também:

Durante a cúpula do Brics, Lula criticou Trump por “ameaçar” os outros países pelas redes sociais. O presidente norte-americano havia declarado que taxaria os aliados das “políticas antiamericanas do Brics” em 10%.

Os membros do grupo divulgaram uma declaração unificada, sustentando a soberania de cada nação na regulamentação da Inteligência Artificial. Adicionalmente, discutiram uma opção para substituir o dólar como moeda padrão para as transações internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula também declarou a jornalistas, após o término do encontro, que Trump não deveria especular sobre a política brasileira. A afirmação ocorreu após publicação do presidente dos EUA que alegava que o Brasil estivesse praticando “caça aos bruxos” contra Jair Bolsonaro (PL).

Na quarta-feira (9.jul), Trump publicou uma carta direcionada a Lula em seu perfil na Truth Social, anunciando que taxaria importações brasileiras em 50% a partir de 1º de agosto. No texto, criticou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em ampliar a responsabilização das grandes empresas de tecnologia e o tratamento dado a Bolsonaro durante o julgamento por tentativa de golpe de Estado, que tramita no Supremo.

Taxa

De acordo com uma pesquisa da Quaest, 72% dos brasileiros avaliam que o presidente americano cometeu um erro ao “impor taxas, com base na crença de que há uma perseguição a Bolsonaro no Brasil”.

De acordo com a pesquisa, 19% das pessoas concordou com a afirmação de Trump, e 9% declararam não saber ou não responderam.

Adicionalmente, 79% dos eleitores entrevistados declararam que a taxa de 50% afetará negativamente suas vidas ou a de seus familiares. Os que consideram que não sofrerão impacto representam 17%, enquanto 4% relataram não saber ou não responderam.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.