Wagner Moura desconstrói o estereótipo latino no cinema: “Por que não eu?”

Ator brasileiro dedica-se à carreira em âmbito internacional no cinema e na televisão há mais de uma década.

08/09/2025 11:03

1 min de leitura

Wagner Moura desconstrói o estereótipo latino no cinema: “Por que não eu?”
(Imagem de reprodução da internet).

O ator Wagner Moura, 49 anos, afirmou, em entrevista à revista norte-americana Variety, que almeja trabalhos brasileiros no mercado internacional, após recusar personagens latinos estereotipados, consequência de sua fama mundial ao interpretar o traficante colombiano Pablo Escobar em “Narcos” (2015-2017).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Você consegue imaginar a quantidade de propostas que recebi para interpretar traficantes depois disso? Senti uma responsabilidade como ator latino de não reforçar estereótipos. Eu quero os mesmos tipos de papéis que qualquer ator branco americano receberia. Essa é a verdadeira luta.”

“É estranho, as pessoas raramente pensam em brasileiros quando falam de latino. Mas eu insisto. Por que não brasileiro?”, respondeu.

Leia também:

Nos últimos anos, Moura se estabeleceu no cenário internacional. Ele estreou em Hollywood em 2013 ao participar do filme “Elysium”, estrelado por Matt Damon. Em 2015, o baiano alcançou fama internacional ao interpretar Pablo Escobar em “Narcos”. A partir daí, ele incorporou produções internacionais em seu histórico, como “Wasp Network: Rede Espiãs” (2019), “Sergio” (2020), “Guerra Civil” (2024) e “Ladrões de Drogas” (2025).

Este ano, contudo, representa o retorno do ator ao cinema nacional. Ele é o protagonista de “O Agente Secreto”, mais recente obra de Kleber Mendonça Filho. Devido ao papel, recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes e figura entre os indicados ao Oscar 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A história se passa na década de 1970 e segue Marcelo, um especialista em tecnologia, que abandona um passado enigmático e retorna a Recife em busca de tranquilidade, mas descobre que a cidade dista do refúgio que almejava.

O filme “O Agente Secreto” chega aos cinemas do Brasil em 6 de novembro.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.