Companheiros de viagem relataram longas esperas, cancelamentos e atrasos; apesar da redução expressiva das interrupções, os atrasos e cancelamentos de v…
Aeroportos importantes da Europa enfrentaram dificuldades para retomar as operações normais no domingo (21), após um ataque cibernético que interrompeu os sistemas de check-in online. A situação levou a Bruxelas a solicitar que companhias aéreas cancelassem metade das decolagens programadas para segunda-feira, devido a problemas persistentes.
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O ataque afetou o aeroporto de Heathrow, em Londres, o mais movimentado da Europa, além do Aeroporto de Berlim e Bruxelas. Passageiros relataram longas filas, cancelamentos e atrasos no sábado. Apesar da redução da interrupção em Berlim e Heathrow, os atrasos e cancelamentos de voos continuaram a ser um problema.
Um porta-voz do Aeroporto de Bruxelas informou que a Collins Aerospace ainda não havia fornecido uma versão segura e atualizada do software necessário para restaurar a funcionalidade total do sistema. Como resultado, o aeroporto solicitou o cancelamento de voos para segunda-feira, buscando evitar longas filas e cancelamentos de última hora.
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O Aeroporto de Bruxelas cancelou 50 das 257 decolagens programadas para domingo, e 25 dos 234 voos de ida foram cancelados no dia anterior. A RTX, fornecedora da Collins Aerospace, afirmou que estava trabalhando para corrigir o problema e que a interrupção poderia ser atenuada com operações de check-in manual. O incidente impactou o software MUSE, utilizado por diversas companhias aéreas.
Um passageiro que voou de Bruxelas relatou que a interrupção de sua viagem foi mínima. “Para mim, tudo correu como sempre. Aqueles que não fizeram o check-in online ou têm bagagem para despachar, podem ter que esperar um pouco”, disse ele.
O Aeroporto de Berlim informou que alguns problemas persistiram, mas uma solução alternativa manual foi implementada. “Ocasionalmente, há tempos de espera mais longos no check-in, embarque, manuseio de bagagem e retirada de bagagem. Os atrasos nos voos de partida hoje estão dentro dos padrões de um dia normal de operação”, afirmou.
O Heathrow informou que os trabalhos de recuperação do sistema de check-in continuam e que “a grande maioria dos voos continuou a operar”. Uma análise do Cirium indicou que os atrasos em Heathrow foram “baixos”, Berlim teve “atrasos moderados” e Bruxelas teve “atrasos significativos”.
Reguladores regionais estão investigando a origem do ataque cibernético, que faz parte de uma série de ataques a setores como saúde e automotivo.
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Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.