O ataque recente de drones da Ucrânia à Rússia, ocorrido no domingo (1º), ainda causa curiosidade a alguns especialistas sobre como Moscou reagirá a essa nova investida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação, que envolveu mais de 40 aeronaves militares na região de Irkutsk, recebeu o codinome “Aranha’s Web”, além de ter sido supervisionada diretamente pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e por Vasyl Maliuk, chefe da agência de inteligência doméstica ucraniana SBU.
As autoridades de segurança ucranianas relataram que drones armados estavam camuflados em caminhões estacionados próximos a bases russas, e que os dispositivos foram acionados remotamente antes do ataque.
LEIA TAMBÉM!
Vídeos que circularam nas redes sociais apresentaram esses drones sendo retirados de um caminhão estacionado perto de Irkutsk. A agência de notícias Reuters confirmou a localização através do traçado da estrada, postes e sinalização no vídeo, que coincidiam com imagens de arquivo e de satélite da região.
O fumo que se visualiza no vídeo provém da base aérea de Belaya.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os drones de longo alcance e mísseis balísticos do arsenal ucraniano não possuem alcance suficiente para atingir alvos distantes, como essas bases aéreas, o que levou a uma estratégia semelhante à operação “Aranha”.
Fonte por: CNN Brasil