Vanderlei Luxemburgo defende Neymar na Copa: “50% joga mais que qualquer um”
Vanderlei Luxemburgo afirma que o craque do Santos deve ter uma oportunidade no Mundial do próximo ano.
Luxemburgo defende Neymar para a Copa de 2026
O técnico Vanderlei Luxemburgo, que liderou a Seleção Brasileira entre 1998 e 2000, declarou em entrevista ao programa “Mesa Redonda” da TV Gazeta que Neymar, mesmo sem estar em plena forma física, deve ser convocado por Ancelotti para a Copa do Mundo de 2026. Para Luxemburgo, o jogador merece atenção especial para a competição do próximo ano.
Luxa afirmou que, mesmo apresentando apenas “50%” de sua capacidade, Neymar ainda é superior a todos os outros atletas. Ele ressaltou a importância do craque para a equipe, independentemente de sua condição física.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Opinião de Luxemburgo sobre Neymar
“O Neymar não vai estar 100%. E o Neymar com 50% joga mais do que qualquer um. Nós queremos o Neymar. Ponto. Não sei se o Ancelotti quer ou se ele não quer. Ou se ele está mandando mensagem. Eu acho que se o Neymar jogar 50% do que ele quer, ele vai levar”, disse Luxemburgo. Ele lembrou que grandes jogadores, como Rivaldo e Ronaldo, também não estavam 100% na Copa de 2002, mas foram fundamentais para a conquista.
Leia também:

“Paulo Henrique troca gol por vitória” e fala sobre estreia na Seleção e Copa do Mundo de 2026

Brasil divulga convocados para a Copa do Mundo Sub-17; Carlos Eduardo Patetuci apresenta 21 atletas

Galvão critica Ancelotti e aponta falhas de Fabrício Bruno após derrota do Brasil para o Japão
Luxemburgo enfatizou que um grande treinador deve preparar o jogador para a competição, ignorando as opiniões externas. “Ele faz diferença. Ele vai ganhar a Copa para você. O Neymar 50% joga mais que qualquer um”, completou.
Preparativos da Seleção Brasileira
Após concluir as Eliminatórias, a Seleção Brasileira realizou um amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026 contra a Coreia do Sul, vencendo por 5 a 0. O trio de ataque, formado por Estêvão, Vini Jr e Rodrygo, teve grande destaque na partida. Na próxima terça-feira (14), a Seleção enfrentará o Japão em Tóquio.
Neymar, que se recupera de uma lesão de grau 2 na coxa direita, não foi convocado por Ancelotti, que afirmou que só chamará o jogador quando ele estiver 100% fisicamente. Além dos amistosos na Ásia, a Seleção terá mais dois jogos contra equipes africanas em novembro, com datas e locais ainda a serem definidos.
Desafios para Neymar antes da convocação
O retorno de Neymar aos campos deve ocorrer entre a 30ª e a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Santos enfrentará o Botafogo em 26 de outubro e o Fortaleza em 2 de novembro. Assim, o craque terá pouco tempo para se mostrar ao técnico antes da convocação.
A lista para os amistosos contra as seleções africanas será divulgada em 1 de novembro, o que significa que Neymar pode atuar apenas uma vez antes da convocação.
Amistosos e Copa do Mundo de 2026
Em 2026, o Brasil realizará dois amistosos contra seleções europeias, que serão os últimos jogos antes da lista final de convocados para a Copa do Mundo. A data FIFA ocorrerá entre 23 e 31 de março, com adversários ainda não definidos.
Neste período, Neymar terá a oportunidade de disputar o Campeonato Paulista, com pelo menos 12 rodadas até a convocação para os amistosos, que deve ocorrer na semana do dia 9 de março. Após a divulgação da lista final, Ancelotti terá mais um teste nos Estados Unidos contra uma seleção ainda não revelada.
A Copa do Mundo está programada para começar em 11 de junho, com a final marcada para 19 de julho.
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.