Série “Encontro com os Escritores” recebe o renomado romancista manauara, que se juntou à Academia Brasileira de Letras em 2023.
O renomado escritor Milton Hatoum, de 73 anos, foi recentemente eleito para a ABL (Academia Brasileira de Letras) em agosto deste ano. Ele será o convidado da série “Encontro com os Escritores”, programada para o dia 22 de outubro, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o evento, Hatoum discutirá seu mais recente livro, “Danças de Enganos”, que conclui a aclamada trilogia “O Lugar Mais Sombrio”. Os interessados em participar devem se inscrever previamente pelo site da Universidade do Livro. Ao final do encontro, o autor realizará uma sessão de autógrafos.
“Danças de Enganos” é um drama familiar que se desenrola em um contexto histórico e político marcante. O debate será mediado pelo jornalista literário Manuel da Costa Pinto, que abordará temas como memória, ditadura e formação humana presentes na trilogia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hatoum é um importante nome da literatura brasileira contemporânea, atuando como romancista, contista, ensaísta, tradutor e professor. Ele recebeu o Prêmio Juca Pato/Intelectual do Ano em 2018 pelo primeiro volume de “O Lugar Mais Sombrio” e o Prix Roger Caillois pour la Littérature Latino-Américaine no mesmo ano.
Suas obras, como “Dois Irmãos” (2000) e “Cinzas do Norte” (2005), são amplamente reconhecidas e traduzidas em vários países, tendo sido indicadas ao prestigiado Impac Dublin Literary Award. O impacto internacional de Hatoum o colocou entre os nomes cotados para o Prêmio Nobel de Literatura nas últimas semanas.
Natural de Manaus, Hatoum tem uma forte conexão com o meio acadêmico. Ele estudou no Colégio de Aplicação da UnB (Universidade de Brasília) e se formou em arquitetura pela FAU-USP, onde teve orientação do geógrafo Milton Santos. Entre 1984 e 1998, foi professor de língua e literatura francesa na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
A série “Encontro com os Escritores” é uma iniciativa da Universidade do Livro (Unil) da Fundação Editora da Unesp, em colaboração com a Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Unesp e a Biblioteca Municipal Mário de Andrade. O objetivo é promover a interação entre leitores e autores, permitindo um diálogo sobre o processo criativo e as influências literárias.
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.