Tuta, “chefão” do PCC, será transferido para regime carcerário em SP

Marcos Roberto de Almeida é considerado o novo líder da facção e será transferido para a unidade prisional de segurança máxima no estado de São Paulo; e…

06/08/2025 12:47

3 min de leitura

Tuta, “chefão” do PCC, será transferido para regime carcerário em SP
(Imagem de reprodução da internet).

A Justiça determinou que o criminoso, identificado como Tuta, que é apontado como líder do PCC (Primeiro Comando da Capital) e herdeiro de Marcola na facção, deve ser transferido para uma unidade prisional de segurança máxima em São Paulo. A decisão foi tomada em 31 de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcos Roberto de Almeida foi detido em maio, em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. Após a detenção pela PF (Polícia Federal), ele está preso na Penitenciária Federal de Brasília há quase três meses.

A expectativa de transferência de Tuta para São Paulo persiste há semanas. Tanto a SAP quanto o Ministério Público demonstraram apoio à transferência do “chefe do PCC”.

Leia também:

A SAP deverá escolher a unidade prisional de segurança máxima paulista para a qual Tuta será encaminhada.

Conheça o caso da detenção de Tuta

Marcos Roberto de Almeida, apelidado de Tuta, foi detido na Bolívia em 16 de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele foi preso ao tentar renovar sua autorização de permanência no país com um documento falso. A polícia boliviana identificou a fraude e notificou as autoridades brasileiras e a Interpol.

A Interpol constatou que a Tuta estava em lista vermelha, indicando a necessidade de localização e captura de pessoas procuradas em vários países. A Polícia Federal do Brasil foi notificada pela Interpol para verificar seus bancos de dados e confirmar a identidade com exatidão para a polícia boliviana.

A utilização da biometria pela Polícia Federal possibilitou que a polícia boliviana de combate ao tráfico de drogas confirmasse tecnicamente a identidade de um indivíduo, permitindo sua detenção por posse de documentos falsos.

A detenção ocorreu em razão de uma ação conjunta entre a Polícia Federal brasileira e a Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen (FELCC) boliviana.

Histórico criminal e atuação na facção criminosa PCC.

Marcos Roberto de Almeida se encontrava foragido desde 2021. Ele recebeu uma sentença no Brasil com mais de 12 anos de prisão por diversos delitos, entre eles, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) identificou Tuta como responsável por movimentar aproximadamente R$ 1 bilhão para a organização criminosa entre 2018 e 2019. Ele também é apontado como um dos principais articuladores de um esquema internacional de lavagem de dinheiro ligado ao Posseiro Comando Capital (PCC).

De acordo com o MP-SP, Tuta substituiu Marcola como principal liderança e mandatário do PCC. Ele era apontado como a principal liderança fora das prisões e mantinha contato direto com outros líderes presos, incluindo Marcola. Na operação Sharks, em 2020, o MP indicou que ele era responsável por comandar os integrantes soltos da organização criminosa.

A investigação indicou que Tuta era suspeito de estar envolvido nos planos de fuga das lideranças do PCC alojadas em presídios federais, e de coordenar os planos para cometer assassinatos de agentes e autoridades públicas em retaliação às transferências e ações contra a direção da organização.

Tuta e Marcola na mesma cela.

Tuta foi designado como líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) e foi remetido, em 18 de maio, para a Penitenciária Federal em Brasília (PFBRA).

Na mesma penitenciária, encontra-se Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, de 57 anos. O “Chefe” do Primeiro Comando da Capital (PCC), cumpre penas que ultrapassam 300 anos de prisão.

Sob a supervisão de Carolina Figueiredo.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)