Trump estabelece alvo de 12 mil deportações diárias de imigrantes

A agência de imigração dos Estados Unidos recebeu instruções para aumentar a detenção de indivíduos sem status migratório adequado.

30/05/2025 11:47

2 min de leitura

Trump estabelece alvo de 12 mil deportações diárias de imigrantes
(Imagem de reprodução da internet).

A ICE (Serviço de Alfândega e Imigração dos EUA) recebeu instruções do governo Trump para deter diariamente 3 mil imigrantes em situação irregular. O total anual de prisões seria de 1 milhão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A informação foi primeiramente divulgada pelo Axios e posteriormente confirmada pelo The Guardian e pela Bloomberg, que também obtiveram acesso a informações sobre a operação.

A diretriz foi comunicada em uma reunião recente conduzida pelo conselheiro sênior Stephen Miller e pela secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, conforme informações anônimas.

Leia também:

Funcionários de alto escalão receberam alertas sobre possíveis consequências negativas em relação à carreira caso não alcançassem as metas definidas.

Em seus primeiros 100 dias do segundo mandato presidencial, que teve início em janeiro de 2025, o ICE comunicou a deportação de aproximadamente 65 mil indivíduos, com uma média de 650 pessoas por dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para possibilitar o incremento das detenções, o governo ampliou no início deste ano o programa 287(g), que possibilita que policiais estaduais e locais realizem prisões relacionadas a imigrantes ilegais. O ICE também divulgou propostas de contratos que podem atingir US$ 45 bilhões para aumentar a capacidade de centros de detenção.

A administração Trump também enviou milhares de militares para a fronteira sudoeste. As tentativas de cruzamento nessa área diminuíram nos últimos meses, atingindo níveis que não eram observados desde a década de 1960.

A porta-voz da Casa Branca, Abigail Jackson, declarou em comunicado ao The Independent na quarta-feira (28.mai.2025), que os Estados Unidos estão comprometidos em “remover imigrantes ilegais dos Estados Unidos de forma agressiva e eficiente, e em assegurar que nossos agentes da lei tenham os recursos necessários para isso”. “A segurança do povo americano depende disso”, acrescentou Jackson.

A Unidade de Segurança Interna informou que está implementando a política do presidente Trump de “prender e deportar imigrantes ilegais criminosos e tornar a América segura”. O governo não especificou como lidará com o aumento do número de casos ou quais critérios serão utilizados para determinar as prioridades nas detenções.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.