Donald Trump critica a Dinamarca por não conter a “ameaça russa” na Groenlândia e reafirma sua insistência na posse do território. Entenda!
No último domingo (18), o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que a Dinamarca falhou em afastar a “ameaça russa” da Groenlândia, afirmando: “Agora é a hora, e isso será feito!!!”. Trump destacou em sua publicação na rede social Truth Social que a Otan tem alertado a Dinamarca há 20 anos sobre a necessidade de agir em relação à Groenlândia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Casa Branca, a Presidência dinamarquesa na União Europeia e o Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca não comentaram imediatamente sobre as declarações de Trump, conforme informações da Reuters. O presidente dos EUA tem insistido que não aceitará menos do que a posse da Groenlândia, que é um território autônomo dinamarquês.
Líderes da Dinamarca e da Groenlândia reafirmaram que a ilha não está à venda e não tem interesse em se tornar parte dos Estados Unidos. Trump também mencionou que a crescente presença da China e da Rússia torna a Groenlândia crucial para os interesses de segurança dos EUA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autoridades dinamarquesas e de outros países enfatizaram que a Groenlândia já está protegida pelo pacto de segurança coletiva da Otan.
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.