Trump alega que Xi, Putin e Kim Jong-un tramaram contra os EUA
Presidentes e chefes de estado assistem a desfile militar em celebração dos 80 anos da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial.
Os Estados Unidos, Donald Trump, utilizaram sua rede social Truth Social nesta quarta-feira (3) para comentar o desfile militar promovido pela China em Pequim, evento que reúne mais de duas dezenas de líderes mundiais, incluindo o presidente russo Vladimir Putin e o líder norte-coreano Kim Jong-un.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump declarou esperar que Xi Jinping reconheça a contribuição dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
Muitos americanos pereceram em busca da vitória e glória por parte da China. Espera-se que sejam devidamente homenageados e lembrados por sua bravura e sacrifício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda em tom irônico, o republicano solicitou que seus “cumprimentos calorosos” fossem direcionados a Putin e Kim, “enquanto conspiram contra os Estados Unidos”.
Leia também:
Polícia de Paris prende mais cinco suspeitos do roubo das joias da coroa francesa no Louvre
Estados Unidos ordenam testes nucleares em resposta à China e Rússia
Rússia responde a Trump sobre testes nucleares e ameaça seguir exemplo dos EUA
O desfile conduzido por Xi acontece na Avenida da Paz Eterna, em Pequim, com apresentação de armas hipersônicas, mísseis nucleares e drones. O evento finaliza três dias de agenda intensa do líder chinês, que recebeu líderes da Ásia e do Oriente Médio em uma cúpula voltada a fortalecer sua visão de uma nova ordem mundial.
A lista de convidados do presidente chinês inclui chefes de Estado que, segundo estrategistas em Washington, formam um “eixo de perturbação” contra os interesses americanos, como Putin, Kim e o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian. Para analistas ocidentais, o encontro simboliza a crescente disposição da China em desafiar o Ocidente em diversas áreas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












