Tribunal julga caso de Zambelli e deve anunciar sentença até o dia seguinte
Deputada enfrenta processo na Itália, fora da prisão.

O Tribunal de Justiça da Itália concluiu nesta quarta-feira (27) a audiência da deputada afastada Carla Zambelli (PL-SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Tribunal Italiano reunirá ainda nesta quarta-feira (27) e deve emitir uma decisão até quinta-feira (28), determinando se o brasileiro responderá ao processo de extradição na prisão.
Zambelli se encontra na prisão feminina de Rebibbia, próximo a Roma, e pediu para responder ao processo em um apartamento, sob medidas cautelares.
Leia também:

Tarcísio faz elogios a Temer: Coragem de tornar o Brasil um país favorável aos negócios

Decisão do ministro Alexandre de Moraes prorroga o prazo e concede 5 dias para a PGR analisar o indiciamento de Bolsonaro e Eduardo

Motta gesticula para apoiadores de Bolsonaro e Câmara deve votar nesta quarta-feira a proteção a parlamentares
Os advogados afirmaram que a saúde da parlamentar é delicada e que ela está sendo vítima de perseguição política no Brasil.
O governo brasileiro apresentou um laudo médico que comprova que a parlamentar licenciada pode ser submetida a tratamento em regime de detenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E que pode realizar uma viagem ao Brasil por via aérea se for extrada para responder às condenações da Suprema Corte no país.
A sessão judicial de quarta-feira (27) ocorreu sob a condução de um juiz italiano, com a presença da defesa de Zambelli e um representante do governo brasileiro, responsável pela solicitação de extradição.
Atualmente, o processo de extradição ocorre no Ministério do Interior, que corresponde ao Ministério da Justiça do Brasil.
O laudo médico solicitado pela Justiça da Itália, sob a perspectiva de diplomatas brasileiros, pode ser determinante na decisão.
A CNN Brasil recebeu um documento de 19 páginas. Nele, a especialista italiana em medicina legal e ciências forenses Edy Febi analisa o estado de saúde da brasileira.
A médica avaliou o estado de saúde físico e mental da deputada licenciada Zambelli e determinou que ela pode prosseguir com seu tratamento médico no cárcere de Rebibbia, em Roma.
A manutenção da custódia, mesmo com a oferta de tratamentos terapêuticos no estabelecimento prisional, não se torna inviável, segundo a declaração.
A especialista italiana considera um quadro de transtorno depressivo de Zambelli, mas destaca que “desde o início de sua detenção até a avaliação pericial, nenhuma indicação de automutilação ou comportamento anticonservador foi relatada.”
A paciente apresentava, durante a entrevista, comportamento usual, apropriado e adequado às circunstâncias, ainda que com tom de humor deprimido e distúrbios do sono. Essas condições foram tratadas especificamente e são constantemente revisadas em consultas psiquiátricas periódicas.
A médica também menciona a Síndrome de Ehlers-Danlos, uma doença rara que provoca fragilidade nos músculos e articulações. Contudo, ela observa que o quadro clínico da paciente não apresenta, no momento, risco de ser fatal.
O laudo também indica que a greve de fome praticada pela parlamentar não se configura como impedimento para o regime prisional, considerando o comportamento intencional da paciente, a administração correta da medicação e a hidratação adequada.
Conclui-se que não há provas de que o estado de saúde seja incompatível com o regime prisional, considerando as necessidades terapêuticas demonstradas, que podem ser atendidas no centro de detenção.
A médica italiana ainda declara não reconhecer complicações no estado de saúde de Zambelli que a impediriam de viajar de avião caso seja extrada para o Brasil, mas assegura que seria aconselhável a adoção de medidas de saúde para prevenir efeitos indesejados.
Zambelli permanece detida desde 29 de julho. Em audiência recente, permitiu-se o acesso a medicamentos na prisão feminina de Rebibbia, em Roma.
Em maio deste ano, Zambelli recebeu sentença de dez anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ, em colaboração com o hacker Walter Delgatti.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)