TikTok lança nos EUA ferramenta de verificação de informações por meio da comunidade
A ferramenta ‘Footnotes’ opera de maneira parecida com as “Notas da Comunidade” do X.

O TikTok lançou nesta quarta-feira 30, nos Estados Unidos, um sistema de verificação coletiva, sendo assim a mais recente plataforma digital a adotar uma abordagem comunitária para combater a desinformação na internet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As “notas de rodapé” é uma função que o aplicativo de vídeos começou a testar em abril. As “notas de rodapé”, em português, permitem que usuários autorizados adicionem contexto a vídeos que possam conter informações falsas ou enganosas.
A ferramenta opera de maneira parecida com o recurso “Notas da Comunidade” da rede social X, anteriormente conhecido como Twitter, que foi replicado pela Meta em suas plataformas Facebook, Instagram e Threads.
Leia também:

PoderData: 46% atribuem a culpa pelo aumento das tarifas à família Bolsonaro; 32% consideram Lula o responsável pela taxa

Kamala Harris relatará detalhes da campanha presidencial em livro

Estudo da Atlas acompanha a avaliação de seis presidentes latino-americanos; Lula ocupa a segunda posição
A funcionalidade de notas, que se baseia no conhecimento compartilhado da comunidade TikTok, permite que os usuários adicionem informações relevantes aos conteúdos, explicou Adam Presser, chefe de operações, confiança e segurança da plataforma, em uma publicação do blog oficial.
A partir de agora, os usuários dos Estados Unidos no programa piloto Footnotes poderão escrever e avaliar notas em vídeos curtos, e nossa comunidade nos Estados Unidos começará a ver aquelas consideradas úteis, e também a avaliá-las.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TikTok alega que aproximadamente 80 mil usuários nos Estados Unidos, que possuíam uma conta com duração mínima de seis meses, foram selecionados como parceiros do Footnotes. O aplicativo conta com cerca de 170 milhões de usuários no país.
Essas anotações, conforme declarado pelo TikTok, complementarão as medidas de integridade da plataforma, incluindo a identificação de conteúdos não verificáveis, além da colaboração com organizações de verificação de fatos, como a AFP, para avaliar a exatidão das publicações.
O aplicativo informou que pode demorar um tempo para uma anotação ser publicada, conforme os membros da equipe se adaptam à função.
Quanto mais anotações de rodapé forem produzidas e analisadas sobre diversos temas, mais inteligente e eficiente se tornará o sistema, estimou Presser.
As plataformas digitais tendem a utilizar um modelo que se baseia na comunidade de usuários como uma alternativa à verificação profissional de fatos.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)