Tarifaço acerca a Lula do Congresso ou apoio é passageiro?

Deputados federais Kiko Celeguim (PT-SP) e Coronel Tadeu (PL-SP) debatem os efeitos das tarifas de 50% aplicadas pelos Estados Unidos a produtos brasile…

17/07/2025 1:29

1 min de leitura

Tarifaço acerca a Lula do Congresso ou apoio é passageiro?
(Imagem de reprodução da internet).

Os deputados federais Kiko Celeguim (PT-SP) e Coronel Tadeu (PL-SP) debateram, na quarta-feira (16), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a tarifização dos Estados Unidos aproxima o presidente Lula do Congresso Nacional ou se o apoio é pontual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Celgueu acredita que Lula se aproxima de qualquer um que defenda a soberania nacional.

A iniciativa do presidente Trump tem caráter autoritário, não se fundamenta na verdade, pois menciona um déficit comercial, embora os Estados Unidos apresentem superávit comercial com o Brasil. O objetivo é, evidentemente, intervir na soberania do Brasil, como se o presidente Lula ou cada um de nós tivéssemos capacidade de determinar um pedido perante o Supremo Tribunal Federal.

Leia também:

Luiz Inácio Lula da Silva prosindicou que não há justificativa objetiva para que os Estados Unidos proponham uma tarifa injusta à economia brasileira, uma medida que prejudica a economia nacional, a geração de empregos, além de afetar os contratos firmados entre empresas brasileiras e empresas americanas.

O coronel Tadeu considera que a administração do PT é responsável pela implementação do rodízio de preços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Observamos o presidente Lula proferir declarações infundadas em relação à política internacional. Os Estados Unidos são um parceiro do Brasil e o Brasil não tem demonstrado o devido cuidado com seus clientes. O déficit comercial é elevado, atingindo 40 bilhões de dólares, o que impulsiona a geração de empregos no país. A única falha do PT e de Lula foi não analisar precisamente essa relação comercial.

Ele incentiva os adversários dos Estados Unidos. É evidente que Trump adotou uma posição: “Se deseja manter boas relações comigo, por favor, cessa essa prática”. A declaração foi feita.

O vice-presidente Geraldo Alckmin e os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB); divulgaram um vídeo em que defendem a atuação conjunta entre governo e Congresso na reversão das tarifas.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.