Taiwan em alerta: 71 aeronaves e 24 embarcações chinesas operam perto da ilha, enquanto foguetes são lançados em águas taiwanesas. Entenda a tensão!
O Ministério da Defesa de Taiwan anunciou que, nesta terça-feira (30), 71 aeronaves militares chinesas e 24 embarcações da Marinha e da Guarda Costeira estavam operando nas proximidades da ilha. A pasta também destacou que a China lançou 27 foguetes em águas taiwanesas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alguns desses projéteis atingiram a chamada “zona contígua”, em áreas mais próximas da ilha do que em exercícios anteriores. Um oficial da Guarda Costeira de Taiwan informou à Reuters que navios chineses estavam monitorando embarcações taiwanesas durante as manobras.
Um relatório do Pentágono, divulgado na semana passada, indicou que os militares dos Estados Unidos acreditam que a situação em Taiwan pode se intensificar até 2027, ano que marca o centenário da fundação do Exército Popular de Libertação da China.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na segunda-feira (29), os militares chineses afirmaram que a cidade de Kaohsiung, a maior cidade portuária do sul de Taiwan, é crucial para os exercícios militares em andamento.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.