Supercélula: Tempestades severas com granizo atingem o RS com alerta Cell Broadcast

Cell Broadcast alerta a tempo: Chuva com granizo e ventos fortes atingem o estado pela primeira vez!

06/10/2025 8:38

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Alerta de Tempestade Severa em Encruzilhada do Sul no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de tempestade severa para Encruzilhada do Sul, na noite de domingo (5). O aviso inclui a previsão de chuva intensa e ventos fortes, com rajadas que podem ultrapassar 100 km/h. A região também enfrenta a possibilidade de granizo.

Segundo o Centro de Monitoramento da Defesa Civil, a situação é motivada pela formação de uma supercélula, um tipo de tempestade perigosa. Essas supercélulas podem gerar descargas elétricas, granizo de grande porte, micro explosões e, em casos extremos, tornados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O alerta, classificado como de nível severo, levou o governo estadual a utilizar, pela primeira vez, o sistema de alerta via Cell Broadcast. Essa tecnologia envia mensagens de emergência diretamente para os celulares da população em risco.

Leia também:

A formação de supercélulas ocorre quando o ar quente e úmido sobe e encontra ventos fortes em níveis superiores da atmosfera, gerando ventos giratórios, conhecidos como meso ciclones. Esses fenômenos são complexos e podem representar riscos significativos.

O governador Eduardo Leite (PSDB-RS) orientou os moradores das áreas afetadas a buscar abrigo e evitar áreas abertas. Ele aconselhou a permanência em locais seguros, longe de árvores, postes e placas, devido ao risco de vendaval e granizo.

O sistema Cell Broadcast, desenvolvido em parceria entre o Governo do Rio Grande do Sul, o Ministério das Comunicações, a Anatel e as operadoras de telefonia, será utilizado em situações de desastre severo ou extremo, complementando outros canais de alerta. A tecnologia visa garantir a rápida disseminação de informações críticas para a população em risco.

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.