StoneCo anuncia renúncia de Pedro Zinner como presidente-executivo, com ações em queda de 8%. Novos rumos na liderança prometem continuidade e transformação.
A StoneCo, empresa de meios de pagamento, divulgou nesta quarta-feira (7) que seu presidente-executivo, Pedro Zinner, solicitou sua renúncia a partir de março, citando motivos pessoais. No início da tarde, as ações da companhia apresentavam uma queda de quase 8% em Nova York.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seu pedido de renúncia, Zinner afirmou: “Minha decisão de sair é motivada por considerações pessoais e estou confiante que a Stone está bem posicionada para continuar executando sua estratégia”. O comunicado foi enviado à imprensa pela StoneCo.
O conselho de administração da StoneCo planeja indicar Zinner para o colegiado na próxima assembleia de acionistas, onde ele deverá ser nomeado presidente do conselho, após a aprovação de sua indicação. Zinner ocupou o cargo de presidente-executivo da empresa nos últimos três anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para suceder Zinner, o conselho escolheu Mateus Scherer, atual diretor financeiro e de relações com investidores. Scherer será substituído na diretoria financeira por Diego Salgado, que atua como diretor de tesouraria.
Além das mudanças na presidência, a executiva de estratégia e marketing, Lia Matos, também deixará a empresa, decidindo “encerrar seu ciclo na companhia”. Analistas da XP consideraram o anúncio uma surpresa e destacaram que a reação negativa nas ações pode ser atribuída ao curto período em que Zinner esteve no cargo.
Os analistas Bernardo Guttmann e Matheus Guimarães, em relatório, mencionaram que, apesar da empresa alegar motivos pessoais, os detalhes sobre o momento do anúncio foram escassos. Durante a gestão de Zinner, a Stone tomou decisões estratégicas significativas, como o desinvestimento na Linx e um novo foco no crédito.
Os analistas ressaltaram que a transformação da Stone de uma empresa de pagamentos para uma instituição financeira mais abrangente ainda está em progresso. A indicação de Scherer como presidente é vista como uma continuidade, e ele é bem avaliado pelos investidores.
Às 15h03, as ações da StoneCo estavam cotadas a US$13,86, com uma queda de 8,2% em Nova York. A concorrente PagBank, também listada nos Estados Unidos, apresentava uma queda de 4,2%.
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.