Silvio Santos falece: como o SBT se transformou um ano após a morte do empresário

O apresentador faleceu em 17 de agosto de 2024, devido a broncopneumonia secundária à infecção por Influenza (H1N1).

17/08/2025 13:24

3 min de leitura

Silvio Santos falece: como o SBT se transformou um ano após a morte do empresário
(Imagem de reprodução da internet).

Há um ano, o Brasil acompanhou o falecimento de Silvio Santos, um dos maiores comunicadores do país, aos 93 anos, em razão de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com uma trajetória profissional que ultrapassou os 60 anos, Silvio cativou diversas gerações de telespectadores e influenciou o cenário midiático no Brasil, liderando programas icônicos como Programa Silvio Santos, Topa Tudo por Dinheiro e Show do Milhão – todos exibidos pela SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), emissora aberta que ele criou em 19 de agosto de 1981.

Leia também:

Com o falecimento do empresário, que, em seus últimos anos de vida, já vinha se afastando gradualmente de algumas funções, a emissora paulista passou por algumas mudanças. Uma delas foi a escalação fixa de Patricia Abravanel, 47, uma de suas herdeiras, ao comando do clássico Programa Silvio Santos. Já Rebeca Abravanel, 44, assumiu a apresentação do Roda a Roda; coube a Silvia, 54, então, ficar com o Sábado Animado.

Renata, 40 anos, filha mais nova de Silvio, assumiu a presidência do Conselho do Grupo Silvio Santos, enquanto Daniela Beyruti, 49, permanece à frente da presidência do SBT, desde novembro de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentro das transformações internas no SBT e no Grupo Silvio Santos.

Em outubro de 2024, pouco mais de dois meses após o falecimento do apresentador, o Grupo Silvio Santos comunicou a saída de José Roberto Maciel da presidência. Ele iniciou suas atividades nas empresas do grupo em 1998, e, em 2011, tornou-se CEO da emissora. Já em maio de 2022, assumiu o cargo. Atualmente, Ana Karina Bortoni assume a responsabilidade.

Em novembro do mesmo ano, outro comunicado detalhou a estrutura da liderança, dividida em três superintendências: Criação e Produção de Conteúdo (Leon Abravanel, sobrinho de Silvio até junho de 2025; atualmente, Rinaldi Faria exerce a função interinamente), Negócios e Comercialização (Vicente Varella) e Distribuição, Tecnologia e Serviços (Alfonso Aurin).

Apresentadores, nomes reconhecidos da casa e programação do programa.

Em 28 de dezembro de 2024, Raul Gil, com 87 anos, encerrou sua trajetória no canal após 14 anos. Após ter trabalhado em outras emissoras, ele ingressou no SBT em 2010, onde promoveu artistas nacionais como Simony, Luana Prado, Gloria Groove e Gabriela Rocha.

Também deixaram a casa nomes como Michelle Barros, Regina Volpato, Paulo Mathias e Márcia Dantas. O público acompanhou a chegada e saída, em seis meses, de José Luiz Datena, que apresentava o programa Tá na Hora, e assinou contrato para apresentar um novo telejornal na RedeTV+.

Em agosto e setembro de 2024, o programa de culinária Bake Off teve Fabiana Karla como apresentadora, com André Mifano e Carole Crema formando o painel de jurados. Em fevereiro de 2025, a emissora confirmou a saída do trio e o retorno de Nadja Haddad, Beca Milano e Giuseppe Gerundino.

Recentemente, João Silva, filho de Faustão, também foi contratado. Atualmente, ele conduz o Programa do João, que é exibido aos sábados. O lançamento ocorreu em 9 de agosto. Adicionalmente, um ano após ser desligada, Christina Rocha retornou ao SBT, apresentando Casos de Família.

Revise episódios importantes da trajetória profissional de Silvio Santos.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)