Shuhei Yoshida, ex-presidente dos estúdios da companhia, recordou momentos difíceis de sua liderança, marcados pelo cancelamento de dois projetos ambiciosos que demandaram investimentos de US$ 25 milhões cada um. Em uma entrevista ao podcast My Perfect Console com Simon Parkin, Yoshida confirmou que ambos os projetos estavam em fases avançadas de desenvolvimento.
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Um dos jogos, desenvolvido pela Santa Monica Studio (conhecida pela franquia God of War), era uma nova propriedade intelectual com um conceito promissor e ideias inovadoras de jogabilidade. A equipe do estúdio dedicou anos ao projeto, mas não conseguiu transformar a premissa em um jogo viável. “Apesar da capacidade da equipe em criar arte de alta qualidade, a gameplay não se concretizou”, explicou Yoshida.
O segundo cancelamento, igualmente caro, envolvia um estúdio europeu. Yoshida mencionou projetos de estúdios como London Studio, EyeToy e PSVR, além da Media Molecule. O projeto em questão, também de grande orçamento, não apresentou um núcleo sólido, o que levou à decisão de interromper o desenvolvimento. “É comum cancelar projetos em estágios iniciais, mas encerrar algo tão caro foi inédito na época”, ressaltou.
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Questionado sobre arrependimentos, Yoshida enfatizou a importância do bem-estar das equipes. “Não queríamos que a equipe se sentisse presa a um projeto problemático por anos. A perda financeira só aumentaria, e o desgaste dos desenvolvedores seria prejudicial”, afirmou. “Priorizamos a possibilidade de recomeçar com algo novo e inovador, em vez de insistir em um projeto que não apresentava resultados”.
