Secretário-Geral da ONU agenda nova reunião com organizadores da COP30
A reunião acontecerá na quinta-feira seguinte.
A reunião virtual agendada para segunda-feira, 11, entre o Gabinete do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Secretaria Extraordinária da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) foi adiada para a próxima quinta-feira, 14.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pauta abordará questões relacionadas à hospedagem em Belém (PA), cidade que receberá o evento em novembro deste ano.
A revisão foi solicitada pelo Secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês) e o período para a nova reunião ainda não foi definido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O elevado custo das acomodações tem gerado manifestações, sobretudo de países menos desenvolvidos, acerca da impossibilidade de participação e um possível comprometimento da representatividade dos países envolvidos na conferência.
Na última semana, uma comitiva do Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS) conduziu inspeções nos locais que sediarão eventos da COP30, incluindo hospedagens, sistemas de transporte, estruturas de saúde e segurança. Os planos de segurança, saúde e mobilidade submetidos pelos governos federal, estadual e municipal foram aprovados pela equipe técnica da ONU.
Leia também:
Teatro de Contêiner resiste a apagamento em São Paulo
Quem são os indivíduos apontados como envolvidos na morte do delegado em SP, segundo a Secretaria de Segurança Pública
Esgotamento físico pode ter influenciado o acidente envolvendo a aeronave da Voepass, aponta o Ministério do Trabalho e Emprego
Após reiterar a conclusão da COP 30 na cidade de Belém, os organizadores brasileiros divulgaram comunicado informando que o número de leitos disponíveis na cidade já excede em mais de 3 mil a demanda gerada pelos 50 mil participantes previstos para a conferência.
O plano de acomodação está sendo implementado em fases, com prioridade para as delegações que participam diretamente das negociações oficiais da COP30.
Inicialmente, foram disponibilizados 2.500 quartos, com valores entre 100 e 600 dólares, para as comitivas dos 196 países participantes. No dia 1º de agosto, a plataforma oficial de hospedagem foi lançada, oferecendo, até a última sexta-feira 8, mais 3.197 quartos. “A previsão é que novos cômodos sejam adicionados diariamente”.
Adicionalmente à rede hoteleira já existente na cidade, foram contratados dois navios de cruzeiro, oferecendo 3.900 acomodações temporárias para a COP30. As embarcações estarão ancoradas no Terminal Portuário de Outeiro, em uma das ilhas que compõem o território da cidade, com deslocamento terrestre de aproximadamente 30 minutos até o Parque da Cidade, local onde ocorrerá a conferência.
A Embratur informa que as hospedagens estão sendo oferecidas em fases, com valores variando de 220 a 600 dólares por diária.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












