Secretaria da Educação Digital escolhe estudantes para cursos técnicos em SP

Alunos do ensino médio têm prazo até sexta-feira (19) para selecionar entre cursos técnicos, áreas de humanas ou exatas.

18/09/2025 10:14

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Alunos do primeiro ano do ensino médio nas escolas da Seduc-SP devem indicar, até sexta-feira (19), a opção do percurso de formação para os próximos dois anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As opções para os mais de 400 mil alunos matriculados na primeira etapa do ensino médio são: exatas, humanas e educação técnica profissional.

O período para novas matrículas na rede estadual de ensino para 2026 é o mesmo. Na seleção dos itinerários, cada estudante deve indicar quatro opções por meio do acesso à SED.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para os alunos que escolherem o itinerário de humanidades, o registro será realizado por linguagens e ciências humanas. Para as áreas de exatas, o registro será feito por matemática e ciências da natureza. Caso um estudante opte pelo ensino técnico, deverá indicar seus cursos de preferência.

São disponibilizados 11 cursos nas escolas estaduais, ministrados por profissionais da Seduc-SP e do Centro Paula Souza, e também cursos em parceria com o Senai e Senac. A partir de 2026, dois novos cursos estarão disponíveis: meio ambiente e eletrônica.

Leia também:

A Educação disponibilizou um site com todas as informações sobre os cursos técnicos e os demais itinerários formativos. A Seduc-SP promoveu, no início deste mês, uma reunião com representantes dos grêmios estudantis de todo o Estado para auxiliar os alunos da 1ª série no processo de escolha.

Reformulação do itinerário formativo de ciências exatas e ciências humanas

Os estudantes do ensino técnico em exatas cursarão disciplinas complementares em biologia e química. Os alunos do ensino técnico em humanas desenvolverão conteúdos aprofundados em geografia, filosofia e sociologia.

Planejamento do roteiro de viagem

O percurso de desenvolvimento deve ser selecionado unicamente por alunos do 1º ano do ensino fundamental, na SED. No menu de opções, encontram-se disponíveis, na página inicial, o itinerário com cursos técnicos por área e, em seguida, o de exatas e humanas.

Nos cursos técnicos, para optar por enfermagem, por exemplo, o estudante deve primeiro selecionar a área de Saúde e Educação. Para escolher desenvolvimento de sistemas, o aluno interessado deve antes escolher a área de Tecnologia.

Os alunos que em 2025 cursam o 2º ano do ensino médio continuarão no mesmo percurso formativo no ano seguinte.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.