Russos e bielorrussos estão vetados na Paralimpíada, nem como neutros, decide Comitê Paralímpico Internacional

Comitê Paralímpico Internacional veta competidores de determinados países após consulta a federações esportivas.

23/10/2025 14:43

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Atletas russos e bielorrussos fora dos Jogos Paralímpicos de Inverno

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) anunciou nesta quinta-feira (23) que atletas da Rússia e Bielorrússia não poderão participar dos Jogos Paralímpicos de Inverno do próximo ano, mesmo como competidores neutros. A decisão foi tomada após consultas às federações internacionais.

Esses países foram banidos das competições paralímpicas após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. Embora tenham recuperado seus direitos plenos de membro do IPC após a votação das organizações membros pelo levantamento das suspensões parciais no mês passado, a Bielorrússia continua sendo um ponto estratégico na invasão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Responsabilidade das federações internacionais

A determinação sobre a qualificação e a elegibilidade dos atletas para competir nos Jogos Paralímpicos é de responsabilidade de cada federação internacional de esporte. A Federação Internacional de Esqui e Snowboard (FIS) decidiu, nesta terça-feira, não permitir a participação de atletas russos e bielorrussos como Atletas Neutros Individuais (AIN) em seus eventos classificatórios.

Leia também:

A União Internacional de Biatlo (IBU) confirmou que as federações de biatlo da Rússia e Bielorrússia continuam suspensas de suas competições. Além disso, em janeiro, a World Curling estendeu a exclusão de atletas de ambos os países até o final da temporada 2024-25.

Implicações para a classificação

Com essas decisões, nenhuma das nações poderá se classificar para os Jogos Paralímpicos. Embora a Rússia e a Bielorrússia possam competir em eventos de hóquei no gelo paralímpico, não estão entre as equipes que participam do torneio classificatório para os Jogos Paralímpicos que ocorrerá em novembro.

Os Jogos Paralímpicos de Inverno em Milão-Cortina estão programados para acontecer de 6 a 15 de março de 2026.

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.