Rui Falcão indaga ao STF contra Tarcísio devido à obstrução de justiça na ação do golpe
O ex-presidente do PT solicitou ao ministro Alexandre de Moraes o bloqueio da emissão de passaportes do governador paulista.

O deputado federal Rui Faleão (PT-SP) solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes a aplicação de medidas cautelares contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em razão de suposta obstrução da justiça no processo referente à tentativa de golpe de Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O procurador Falcão solicita a retenção dos passaportes de Tarcísio, a proibição de se comunicar com investigados na trama golpista, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e uma ordem para se abster de pressionar os ministros do STF em julgamentos em andamento, sob pena de prisão preventiva.
O petista utilizou a informação de que o governador paulista esteve em Brasília na terça-feira 2, no primeiro dia do julgamento do processo do 8 de Janeiro, para conduzir a articulação de uma anistia aos golpistas.
Leia também:

O Exército mantém detido ex-soldado por crimes sexuais cometidos contra 14 militares

STJ decide recurso e autoriza ação de mulher que quer recuperar R$ 101 mil doados à Igreja Universal

Partido Liberal solicita a suspensão do envio de carga de aço destinada a Israel
A situação representa um limite à liberdade de expressão e atuação política de Falcão, configurando interferência direta no Supremo Tribunal Federal, visando enfraquecer a autoridade da Corte durante o julgamento da tentativa de ruptura institucional.
Ao tentar aprovar uma anistia durante um processo judicial, o governador busca criar um “atalho político” para evitar a conclusão da perseguição penal, tornando-a sem efeito, justifica Falcão, ex-presidente do PT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O parlamentar solicita a Moraes que notifique o Ministério Público Federal para que o órgão avalie a possibilidade de solicitar um inquérito contra Tarcísio. Também requer uma apuração sobre o possível uso de recursos públicos na viagem do governador a Brasília.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.