Duailibi foi um dos principais nomes da publicidade no Brasil e integrava a Academia Paulista de Letras desde 2015.
O escritor e publicitário Roberto Duailibi faleceu na quinta-feira (18.jul.2025), em São Paulo, aos 89 anos. Duailibi era um dos nomes mais reconhecidos do mercado publicitário brasileiro e também exercia uma cadeira na Academia Paulista de Letras desde 2015.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele era conhecido como o “D” da DPZ, por ter sido um dos fundadores, em 1968, da agência de publicidade DPZ, junto com Francesc Petit — falecido em 2013, aos 79 anos — e Roberto Zaragoza — falecido em 2017, aos 86 anos. A empresa desenvolveu campanhas notórias nos anos 1990, como o Garoto Bombril e o Baixinho da Kaiser.
Duailibi nasceu de uma brasileira com ascendência libanesa. Ele nasceu em Campo Grande (MT), mas se transferiu com a família para São Paulo aos 12 anos.
Iniciou sua trajetória na área da publicidade em 1952, na Colgate-Palmolive. Antes de fundar sua própria empresa, também trabalhou em agências como CIN, McCann-Erickson, J. Walter Thompson e Standard.
Foi duas vezes presidente da Abap (Associações Brasileiras das Agências de Publicidade) e integrou conselhos de organizações como o Fundo Social e a Fundação Bienal de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Duailibi também exerceu a função de professor e diretor de cursos na ESPM e ministrou aulas na ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo). Recentemente, Duailibi iniciou a publicação de vídeos em seu perfil do Instagram, nos quais compartilhava relatos de sua trajetória pessoal e apresentava suas reflexões. Seu último vídeo foi publicado na quinta-feira (17.jul). Nele, ele aconselhava a leitura da obra “Não Precisa Acender a Luz”, de Mauro Ventura.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.