Renova Energia fecha contrato de fornecimento de energia e anuncia iniciativa com data centers

Empresa recebe autorização do ONS para assegurar 81 MW de conexão à rede de transmissão, com o objetivo de suprir demandas de data centers na Bahia.

17/07/2025 19:25

1 min de leitura

Renova Energia fecha contrato de fornecimento de energia e anuncia iniciativa com data centers
(Imagem de reprodução da internet).

A Renova Energia realizou um avanço importante em sua estratégia de expansão ao firmar CUs (Contratos de Uso do Sistema de Transmissão) com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). A concessão assegura o acesso às unidades de transmissão do SIN (Sistema Interligado Nacional) em uma capacidade de 81 megawatts.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O acordo representa uma alteração estratégica para a empresa, que visa atender à crescente demanda por energia de data centers no Brasil. A medida contempla a instalação das unidades de processamento de dados próximas aos parques de geração de energia renovável da companhia, localizado no município de Caetité, na Bahia.

A solução da Renova Energia oferece vantagens para a infraestrutura elétrica do país. Ao localizar pontos de consumo próximos às usinas geradoras, a empresa auxilia na estabilização da rede e diminui as interrupções no fornecimento de energia causadas pelo ONS, que resultaram em perdas de 1,6 bilhão de reais para o setor em 2024.

Leia também:

A infraestrutura existente da empresa oferece 400 megawatts para injeção, com possibilidade de expansão até 700 megawatts. Essa solidez possibilita adaptações para integrar novos consumidores sem exigências de investimentos adicionais substanciais em infraestrutura.

O projeto também deve impactar positivamente o desenvolvimento econômico local. A implantação dos data centers em municípios do interior da Bahia deverá gerar empregos e novas oportunidades em regiões que historicamente apresentam poucas alternativas de desenvolvimento econômico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa está em consonância com o desenvolvimento energético do Brasil, com a empresa possuindo 12 gigawatts em projetos. O país possui atualmente data centers que consomem aproximadamente 600 megawatts, número considerado baixo quando comparado a outros países, demonstrando um potencial de crescimento expressivo para o setor.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.