Renault Kardian e Volkswagen Taos brilham em segurança no Latin NCAP, ambos conquistando cinco estrelas após reavaliações e melhorias significativas.
O Renault Kardian obteve a aprovação de segurança pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP), conquistando cinco estrelas. O Volkswagen Taos também foi testado e, após atualizações em sua estrutura e equipamentos, manteve a nota máxima.
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O Kardian já havia sido avaliado em 2024, quando recebeu quatro estrelas. Após modificações realizadas pelo fabricante, o modelo foi reavaliado. A principal novidade foi a adição do sistema de Frenagem Autônoma de Emergência para Usuários Vulneráveis das Vias (AEB-VRU) e melhorias na calibração do pacote de assistência.
O modelo conta com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série, enquanto o AEB é oferecido como opcional. O SUV alcançou 83,41% em proteção a ocupantes adultos, 82,92% em ocupantes infantis, 72,96% para pedestres e usuários vulneráveis, e 83,78% em assistência à segurança.
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O teste de impacto frontal do Kardian mostrou um comportamento estrutural estável, embora a área dos pés tenha sido classificada como instável. O desempenho em proteção ao peito variou: marginal para o motorista e adequado para o passageiro. Nos testes de impacto lateral, os resultados foram melhores, com os airbags de tórax e cortina atuando de forma eficiente.
O Volkswagen Taos, produzido no México, já havia recebido cinco estrelas em 2021. A reavaliação ocorreu após uma atualização de projeto, especialmente nas mudanças na dianteira, que exigiram novas análises sobre proteção de pedestres e calibração do AEB.
O Taos vem equipado com seis airbags, ESC e AEB como itens de série, alcançando um desempenho ainda mais elevado: 90,69% em proteção a ocupantes adultos, 89,80% em ocupantes infantis, 67,67% para proteção de pedestres e 92,15% no índice de assistência à segurança.
Nos testes de impacto frontal, a estrutura do Taos se manteve estável, com a área dos pés também segura. A proteção ao tórax do motorista foi classificada como marginal, enquanto a do passageiro foi considerada adequada. No impacto lateral, a proteção foi total, e no impacto lateral de poste, o desempenho foi bom para cabeça, pelve e abdômen, e adequado para o tórax.
Os resultados para ocupantes infantis foram completos, tanto em impactos frontais quanto laterais. Os resultados do Taos são válidos para unidades produzidas a partir de 28 de outubro de 2024. Para o Brasil, a Volkswagen lançará o Taos 2026, que deve chegar às concessionárias neste mês com um visual renovado.
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.