A apresentadora ponderou sobre transformações no jornalismo.
A apresentadora Renata Vasconcellos, 53 anos, não tão próxima dos holofotes fora das telas da TV, revela os bastidores da mulher jornalista em uma rara entrevista. Com quase três décadas dedicadas à TV Globo, ela abriu o coração sobre carreira, família, envelhecimento e redes sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Renata Vasconcellos mantém um perfil no Instagram com mais de um milhão de seguidores. “Tenho a cabeça a mil. Já são muitos estímulos para dar conta”, disse ela, ao jornal O Globo. “Tento botar um pouquinho do que sou ali. Meus interesses, minhas cores.”
Atuando em meio a diversas transformações no jornalismo, Vasconcellos ressaltou que vivencia e promove uma mudança significativa no telejornalismo brasileiro, que também se destaca pela maior influência das redes sociais. “Abandonamos o clichê da apresentadora. Incorporamos nossas individualidades, mas sem renunciar ao jornalismo. Atualmente, não há mais um tipo específico de cabelo, vestimenta ou comportamento”, declara.
Vive com o também jornalista Miguel Athayde, de 52 anos. “É um desafio, porque é uma atividade de 24 horas. Mas como temos esse olhar de fuga, conseguimos trazer leveza para o dia a dia”, relatou a profissional.
A mãe de Antônio, 25, e Miguel, 22, filhos de um casamento anterior, também comentou sobre a necessidade de conciliar a maternidade com a carreira. Para ela, trata-se de um exercício constante de respeito e escuta. “Existem as responsabilidades parentais, mas há uma jornada muito maior, que é a do autoconhecimento. Tem a ver com amar em plenitude, e não meramente o espelho, a projeção que gostaria de ver no outro. Isso é um engano, limitado. É para se atirar e entender: ‘Quem é você’? Surpreenda-me.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A jornalista defende a meditação, o silêncio e o acolhimento dos próprios sentimentos como práticas fundamentais – inclusive para atravessar a menopausa, fase que encara com maturidade e interesse. É algo que me fortalece até no trabalho. Os grandes ciclos da vida são bonitos. Inclui aceitar. Estou mais amadurecida na voz, na técnica e na resistência.
Renata Vasconcellos compartilha o espaço na bancada com William Bonner no Jornal Nacional.
Uma publicação compartilhada por Jornal Nacional (@jornalnacional)
Dira Paes pondera sobre a maternidade: “Nova oportunidade de vida”.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.