Razer apresenta soluções de inteligência artificial para remover falhas e melhorar o desenvolvimento de jogos

A Razer declara que seu Gaming Assistant e QA são utilizados por diversos estúdios de desenvolvimento.

29/05/2025 14h29

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(Imagem de reprodução da internet).

A Razer, reconhecida por seu foco em produtos voltados para consumidores, lançou duas novas ferramentas de IA que visam auxiliar no desenvolvimento de jogos. Através do IA Assistant e do QA Companion, a empresa busca auxiliar no diagnóstico de problemas e ajudar criadores a otimizar seus projetos.

As novas soluções estão integradas ao serviço Amazon Web Services (AWS), uma plataforma de ampla aceitação que deve auxiliá-las a alcançar um público maior. Elas fazem parte do WYVRN, um ecossistema próprio do fabricante que promete uma maior integração entre jogos e sensores hápticos, áudio de alta qualidade e iluminação RGB personalizada.

Como operam as recentes soluções da Razer?

A primeira solução lançada pela empresa é o Razer Gaming Assistant, que foi apresentado na CES deste ano sob o nome Project AVA. Ele foi modificado para fornecer sugestões em tempo real para jogadores, além de realizar análises pós-jogadas e apresentar informações sobre o desempenho de periféricos.

Dessa forma, a solução pode ser valiosa tanto para jogadores em geral, que procuram aprimorar suas capacidades, quanto para desenvolvedores que buscam otimizar a qualidade de seus jogos. Já o Razer QA Companion é mais focado em testes de controle de qualidade, uma área que frequentemente não recebe a devida atenção.

A empresa declara que sua solução é capaz de identificar e documentar automaticamente falhas, momentos de congelamento e picos de utilização inesperados do hardware. A finalidade é atuar como uma ferramenta de apoio a testadores, que podem se concentrar em aspectos como jogabilidade e áreas menos técnicas.

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A Razer detalha que suas ferramentas podem ser integradas sem dificuldades em processos de trabalho já estabelecidos, promovendo maior eficiência e qualidade. O QA é compatível desde o lançamento com as engines Unreal e Unity, assim como com softwares personalizados desenvolvidos na linguagem C++.

Novas ferramentas podem ser implementadas com facilidade por estúdios.

O lançamento também evidencia que seu novo assistente de testes oferece diversos modelos prontos para trabalhar com distintos gêneros de jogos. Paralelamente, estes podem ser adaptados às necessidades específicas de cada equipe, demandando uma quantidade mínima de tempo de programação.

A solução Razer QA está sendo disponibilizada em parceria global com a Side, empresa especializada em fornecer serviços para a indústria de desenvolvimento. Apesar das novas ferramentas ainda estarem em fase de testes, seu criador afirma que elas já estão sendo utilizadas pelo estúdio Triplo A e empresas independentes — que não foram identificadas.

A empresa não é a única a investir em assistentes pessoais como estratégia de diferenciação no mercado de inteligência artificial. A NVIDIA aposta em seu G-Assist para automatizar jogos e atividades, ao mesmo tempo em que a Intel já está testando seu novo AI Gaming Coach como maneira de simplificar o acesso a dicas e manuais.

A Razer apresenta o Black Manta, um novo mouse gamer com design inspirado em uma lula-gigante. O mouse possui um sensor de 26.000 DPI, botões programáveis e

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Fonte: Adrenaline

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.