Qual curso da USP restringe o acesso a estudantes que já frequentam a instituição

Graduação acessível somente por transferência interna.

07/08/2025 12:00

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Fuvest disponibilizou, nesta semana, no seu site, o Guia de Carreiras do Vestibular 2026, contendo informações detalhadas sobre a USP e as graduações oferecidas na instituição para o próximo ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento apresenta um resumo de um curso “especial” da USP, com informações sobre os campi da instituição e o funcionamento das provas, agendadas para 23/11 (1ª fase) e 14 e 15/12 (2ª fase), cujo ingresso é restrito à transferência interna de alunos que já compõem o corpo discente da universidade.

Associado à Pró-Reitoria de Graduação da USP, o curso de Ciências Moleculares foi criado em 1991 e está localizado no Inova USP. É um programa interdisciplinar e inovador que estimula os estudantes a enfrentarem os desafios complexos da sociedade atual e a expandirem os limites do conhecimento por meio da investigação científica multidisciplinar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos quatro primeiros semestres, o curso proporciona formação nas disciplinas de Biologia, Computação, Física, Matemática e Química, em um período chamado Ciclo Básico. É durante este período que o estudante desenvolve as habilidades necessárias para produzir conhecimento interdisciplinar, que será aplicado nos quatro últimos semestres, denominado Ciclo Avançado, no qual o desenvolvimento de um projeto de pesquisa à escolha do estudante guiará a criação de um plano de horário personalizado com disciplinas de qualquer instituto da USP.

Ao concluir o curso de graduação, o estudante estará preparado para ingressar nos programas de pós-graduação mais renomados do Brasil e do mundo.

Leia também:

Qual é o funcionamento do processo seletivo?

O curso concede até 40 vagas anualmente, as quais podem ser concorridas por estudantes regularmente matriculados no curso de graduação da USP. A primeira etapa da seleção consiste em uma prova com questões abertas, abrangendo disciplinas interdisciplinares das áreas ministradas no Ciclo Básico do curso e de proficiência em inglês.

Os candidatos selecionados nesta etapa prosseguem para a segunda fase, uma atividade em grupo que exige a demonstração do trabalho em equipe e da competência no pensamento científico. As inscrições para a próxima turma serão abertas em junho de 2026, com o início das aulas previsto para agosto do ano seguinte.

A Universidade de São Paulo é a instituição brasileira que mais contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Fonte por: CNN Brasil

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.