Procon-SP divulga animação para promover o consumo consciente

Vídeo com inteligência artificial e abordagem divertida apresenta o consumo consciente para crianças e auxilia famílias a prevenir reclamações durante a…

19/07/2025 13:17

1 min de leitura

Procon-SP divulga animação para promover o consumo consciente
(Imagem de reprodução da internet).

O Procon-SP apresentou uma animação inédita com o personagem “Consuminho”, destinada ao público infantil e juvenil e suas famílias. A iniciativa visa estimular desde cedo a análise crítica das crianças em relação aos hábitos de consumo e oferecer orientação aos pais e responsáveis sobre os cuidados necessários em viagens e férias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O vídeo apresenta, de maneira descontraída, situações frequentes relacionadas a escolhas de gastos durante viagens, incluindo hospedagens, compras em locais turísticos, alimentação e passeios, e incentiva o público a observar os detalhes que podem evitar dificuldades, além de sugerir como proceder em caso de ocorrência de problemas.

Assista (1min1s):

Leia também:

Uma publicação compartilhada por Procon-SP (@proconsp)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A equipe de comunicação do Procon-SP explica que se busca que as crianças comecem a compreender que consumir não é apenas adquirir, mas também estar atento aos direitos envolvidos, às regras de troca, à transparência das informações e à segurança.

A produção, com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, combina inovação e educação para expandir o alcance das mensagens institucionais em defesa do consumidor.

Disponibilizada também, em conjunto com o vídeo, a folheto “Boa Viagem” que apresenta um conteúdo mais detalhado acerca dos direitos do consumidor em viagens.

O personagem Consuminho deverá ser o protagonista de outras ações de educação para o consumo durante o segundo semestre de 2025.

Fonte por: Poder 360

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.