O aumento nos preços dos produtos de consumo se manteve alinhado com o crescimento da inflação, motivado por elevadas taxas.
Os preços de importados nos Estados Unidos apresentaram leve aumento em junho, apesar da redução nos preços de produtos de energia, com os custos mais elevados dos bens de consumo acompanhando o crescimento da inflação devido às tarifas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os preços de importados subiram 0,1% no mês passado, após queda de 0,4% em revisão revisada para baixo, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (17).
Economistas consultados pela Reuters projetaram que os preços de produtos importados, sem considerar as tarifas, subiriam 0,3% após um período de estabilidade relatado em maio.
Entre janeiro e junho, os preços de produtos importados diminuíram 0,2%, em linha com a taxa de maio.
Em junho, observou-se um aumento significativo nos preços de produtos sensíveis a tarifas, afetando tanto o consumidor quanto o produtor, o que demonstra que as tarifas implementadas pelo presidente Donald Trump, anunciadas em abril, estão contribuindo para o aumento da inflação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na semana passada, Trump anunciou que novas tarifas elevadas entrarão em vigor a partir de 1º de agosto para as importações de vários países, como México, Japão, Canadá e Brasil, além da União Europeia.
A queda nos preços dos combustíveis importados foi de 0,7% em junho, seguida de uma redução de 5% em maio. Os preços dos alimentos apresentaram uma retração de 0,8%, após uma diminuição de 0,7% no mês anterior. Produtos importados, excluindo combustíveis e alimentos, tiveram um aumento de 0,2%.
O núcleo dos preços dos importados subiu 0,1% em maio. Nos doze meses até junho, houve um aumento de 1%.
Os preços dos produtos de consumo importados, sem incluir automóveis, aumentaram 0,4% no mês passado, após terem diminuído 0,3% em maio. Os preços dos bens de capital importados permaneceram os mesmos, enquanto os de veículos automotores, peças e motores apresentaram uma queda de 0,1%.
Compreenda a política tarifária de Trump em relação ao Brasil e seus efeitos na economia.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.